Ressaltos Hidráulicos Poligonais
Quando um líquido em queda colide com uma superfície plana, o líquido se espalha radialmente até atingir uma distância crítica, ponto no qual sua profundidade aumenta. Esse súbito aumento na profundidade é conhecido como ressalto hidráulico. Normalmente se produz um ressalto circular, porém, se o líquido for espessado – com um glicerol (um tipo de açúcar), por exemplo – pode haver uma quebra da simetria e a formação de um ressalto em formato poligonal ou em forma de trevo.
Além dos formatos de trevo e poligonais, pesquisadores descobriram uma nova classe de ressaltos persistentes assimétricos que incluem estruturas que se parecem com olhos de gato, trevos de três e quatro folhas, laços de gravata e borboletas. Os pesquisadores realizaram um estudo dos parâmetros envolvidos que revela a dependência da estrutura do ressalto dos parâmetros existentes.
Essa pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Dinâmica de Fluidos do MIT. John
Bush, professor de matemática aplicada no MIT, um detentor de um prêmio do programa Faculty Early Career Development (CAREER)
da NSF, é o diretor do laboratório. O trabalho foi realizado por Jeff
Aristoff (atualmente em Princeton), na época financiado pela NSF. Para conhecer mais do trabalho do Dr. Bush sobre dinâmica dos fluidos, visite sua página aqui.
![]() |
Um ressalto poligonal com três faces. Crédito: Jeff Aristoff, Princeton; John Bush, MIT |
![]() |
Outro ressalto poligonal com quatro faces. Crédito: Jeff Aristoff, Princeton; John Bush, MIT |
Um ressalto poligonal de cinco lados..Crédito: Jeff Aristoff, Princeton; John Bush, MIT
Ressalto poligonal com cinco faces. Crédito: Jeff Aristoff, Princeton; John Bush, MIT
Discussão - 3 comentários
Fantástico!
O glicerol não seria um álcool?
abraços
Sim, o glicerol é um álcool E a peça básica da composição de triglicerídeos, portanto, também é um tipo de açúcar.
[]’s