Fantásticas previsões para 2010

Em 14 de fevereiro de 2010 começa, pelo calendário chines, mais um ano do Tigre (para meu alívio, como bom Tigre que sou e que sofri mais que passarinho em mão de criança neste malfadado ano do Búfalo…) Segundo a tradição chinesa, o ano do Tigre é um ano de novidades e notícias bombásticas (nisso, o Tigre só perde para o Dragão). E, antes que venham me falar de “Tigre de Papel”, eu vou logo avisando que o próximo Tigre é de Metal.

Crendices à parte, é mais fácil prever o que não deve acontecer…

Por exemplo. no campo da física, não vão comprovar a existência do Boson de Higgs. O LHC vai funcionar direitinho (um defeitinho aqui e outro lá é somente de se esperar com uma trapizonga daquele tamanho…), mas o próprio volume de dados vai ser tão grande que, até o fim do ano, se o trabalho estiver “bem encaminhado”, já vai ser um milagre. Da mesma forma, não vai ser criado um buraco negro que vai engolir a Terra (se a energia fosse suficiente, a Terra já teria sido engolida umas cem vezes por ano, por colisões dos raios cósmicos…)

No campo do meio-ambiente, não vão chegar a uma conclusão sobre exatamente o que está causando o aquecimento global. E os paspalhões de plantão vão continuar discutindo se as emissões geradas pela humanidade e suas atividades estão ou não causando o aquecimento. O que eles esquecem é que não vem ao caso se a causa é a atividade humana: certamente esses gases todos e toda essa degradação do meio-ambiente só está piorando o quadro. E, ao fim e ao cabo, a opção entre uma Terra assada e uma Terra afogada em lixo e fumaça não oferece qualquer futuro agradável. Enquanto for somente Tuvalu e Bangladesh que vão sumir no meio das ondas, vão continuar usando os SUV-híbridos, desligando a gasolina durante algum tempo, para se mover com eletricidade… gerada por uma usina a carvão.

Novas pesquisas na área de nano-tecnologia vão continuar a abrir caminhos surpreendentes em todos os campos da tecnologia, notadamente no campo da medicina. Infelizmente, essas novas técnicas não vão se tornarem correntes, por conta dos custos escandalosamente altos da nano-tecnologia.

Os meta-materiais também vão apresentar maravilhas dignas da sci-fi mais delirante. Dispositivos de invisibilidade (tipo Klingon), nano-transistores de uma só molécula (está no EurekAlert de hoje…), efeitos quânticos em escala macro. Mas a propulsão Alcubierre e as “pilhas atômicas” do Asimov continuarão no terreno da sci-fi.

A NASA e a ESA vão continuar sonhando com Marte e enfrentando dificuldades até para continuar trabalhando nas órbitas próximas da Terra. Não é que os governos não estejam investindo em pesquisa e tecnologia – esse foi até um lado bom da crise econõmica. É que exploração espacial custa caro, mesmo. E a sorte de não ocorrerem enormes desastres durante o período da corrida espacial para a Lua, acabou. Parece até praga, mas os desastres ficaram esperando a Apolo XIII e não pararam mais depois…

E os astrônomos e cosmólogos serão os que vão ter mais trabalho. Tudo o que era dado como certo na metade do século passado, está tão atual como os trabalhos dos velhos astrólogos… Cada vez vão ser encontrados mais exoplanetas e esses vão desmentir tudo o que se achava que se sabia sobre a formação de sistemas planetários e o velho princípio da “vulgaridade” do Sistema Solar. E – para meu enorme desânimo – cada vez mais a SETI vai ser desacreditada, porque parece que um sistema Terra-Lua é algo extremamente raro… e, assim sendo, as chances – nem digo de civilizações, mas meramente – de vida extra-terrestre parecem se resumir a algo tal como extremófilos e as bactérias “Hoyle”. As civilizações porventura existentes podem ser algo tão diferente do que conhecemos por “civilização” que talvez nem as reconheçamos como tal. Portanto, não encontrarão marcianos ou ETs ou outros homenzinhos verdes…

Por outro lado, uma coisa eu posso afirmar que vai acontecer: este blog vai melhorar muito, tanto em termos de quantidade, como de qualidade (vou fingir que não ouvi o espertinho lá do fundo que falou “pior, não dava pra ficar”).


Discussão - 3 comentários

  1. Igor Santos disse:

    E quanto ao outro espertalhão que cochichou "guardou o melhor para o final, hein!?"
    Excelente!

  2. João Carlos disse:

    Hehehehe... Cuidado que eu acabo acreditando!... >8-D

  3. maria disse:

    boas previsões, joão carlos.
    14 de fevereiro é um bom dia para começar um novo ano. eu fico mais velha. e sobrevivi ao ano do búfalo, meu ano.
    feliz 2010!
    beijo, maria

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM