Quando foi mesmo que você nasceu?

Quando eu digo que a Astrologia teve algum fundamento científico que ficou perdido no meio do misticismo, muita gente se ri…

Aí eu encontro uma notícia no EurekAlert no mínimo bastante curiosa: “Month of birth determines who becomes a sports star” , que, caso você tenha pensado que entendeu mal, quer dizer isso mesmo: “O mês de nascimento estabelece quem vai se tornar uma estrela nos esportes”.

Não… Não fala na influência da Lua, ou dos “aspectos” que Urano forma com o Meio-do-Céu… O raciocínio é bem simples e tem a ver, mesmo, com o mês de nascimento.

O Dr. Adrian Barnett do Instituto de Saúde e Inovação Biomédica da Universidade de Queensland, Austrália, realizou uma pesquisa com jogadores de Futebol “Australian Rule” (uma variante ainda mais violenta do Rugby) e descobriu que um número desproporcional de jogadores profissionais da Australian Football League nasceram nos primeiros meses do ano. Em lugar de atribuir essa tendência a “influências ocultas”, ele buscou uma explicação lógica…

E concluiu que é tudo uma questão dessa diferença de meses, quando os garotos são considerados dentro de suas faixas etárias: aqueles que são alguns meses mais velhos são, em média, maiores, mais fortes e mais “maduros” do que seus coleguinhas que nasceram no mesmo ano. Logo, tem tendência a se sobressairem mais nas práticas esportivas e, com isso, de desnvolverem mais auto-confiança, o que realimenta o fator de sucesso.

Agora, considerem as condições de vida na antiguidade.

As chances de sobrevivência de recém-nascidos variavam drásticamente conforme o mês de nascimento (estação, extremos climáticos, épocas de colheita e fartura, ou não, etc). Se isso não bastar, acrescente essa observação feita pelo Dr. Barnett sobre as pequenas diferenças de idade, em um mundo onde esses pequenos detalhes podiam significar a diferença entre o anonimato e a fama de herói.

Para terminar, junte a isso a velha tendência das pessoas de não assumirem a responsabilidade por suas deficiências (“não, eu nunca fui bom nos esportes… nós librianos somos o tipo mais intlectual…”), com o onipresente charlatanismo (“meu sistema cosmológico explica isso tudo… por um módico preço…”) e teremos toda uma indústria de Cartas-Astrais, vaticínios auto-preenchidos (“uma pesoa famosa vai morrer no primeiro semestre de 2010…”) e descrições auto-contraditórias (“… você, libriano, é o poróprio equilíbrio em pessoa, mas, quando se enfurece… oh!…”).

Provavelmente por isso mesmo os Astrólogos do Hemisfério Sul não acertam uma…

Discussão - 1 comentário

  1. Celo disse:

    sempre achei que astrologia tinha a ver com as temporadas de colheita e migração, uma maneira de associar as estações e temporadas em suas coincidencias no ceu, ja que não tinham calendario e posição das estrelas era a unica referencia de dia e mes. e no final esse comportamento de prever o futuro passou a incluir pessoas ja que o universo sempre girou ao nosso redor mesmo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM