Boa notícia para os pecuaristas

O nosso Igor publicou um post preocupante sobre Os Gases de Efeito Estufa do Gado Bovino Brasileiro. Embora eu tenha algumas dúvidas sobre alguns números apresentados, o problema existe e exige providências rápidas.

Um dos meios de contornar o problema é fornecer ao gado de corte uma alimentação mais adequada, de forma a diminuir a flatulência bovina. E boas notícias sobre isto estão sendo divulgadas, via EurekAlert: Óleos de Peixe reduzem as emissões de gases de efeito estufa em vacas com flatulência.

Na reunião da Society for General Microbiology em Harrogate, pesquisadores da University College of Dublin, relatam que a inclusão de 2% de óleo de peixe, rico em ácidos graxos Ômega 3, reduz a quantidade de metano emitida pelas vacas

Um dos pesquisadores, a Dra Lorraine Lillis, declarou que “O óleo de peixe afeta as bactérias geradoras de metano no rúmen das vacas, o que diminui as emissões. Uma melhor compreensão sobre quais espécies de micróbios são particularmente influenciadas pelas mudanças na dieta e estabelecer um relacionamento entre estas e a produção de metano pode levar a uma abordagem mais direta para a redução das emissões de metano por animais”.

A produção de metano pelos animais domésticos é um ponto crítico no controle de emissão de gases de efeito estufa — principalmente nos animais destinados ao corte, já que uma “conversão” generalizada da humanidade ao vegetarianismo é meio fora de cogitações — já que cerca de um terço das emissões anuais de metano, estimadas em 900 bilhões de toneladas, são originadas por bactérias metanogênicas que vivem no trato digestivo de ruminantes tais como vacas, ovelhas e cabras. Em certos países, como o Brasil (como se vê no post do Igor) e a Irlanda, onde, segundo a notícia, 50% das emissões de metano são de animais de fazenda, esse problema é ainda mais agudo.

Para quem, como eu, não está disposto a trocar o bife por um peixinho, a solução é brilhante: basta dar o peixe para o gado…

Discussão - 3 comentários

  1. mario celso disse:

    ate que e uma boa ideia, mas devo lembrar que se aumentarmos o sinsumo de peixes, estaremos influenciando no meio ambiente marinho, no Brasil nossa fauna marinha e ridicula, imgine o pereco do beixe e do gado, mais facil exterminar os bovinos

  2. João Carlos disse:

    Exterminar os bovinos?... Horror! (e meu bife?... onde fica?...)
    Discordo totalmente de que nossa fauna marinha (e você esqueceu da fluvial e lacustre, que seriam bem mais à mão para um reforço na dieta do gado) seja "ridícula" — ela tem capacidade de render ainda mais do que rende. Mas — aí eu concordo — é preciso vigiar de perto contra a pesca predatória e melhorar muito as condições de armazenagem e distribuição do pescado, antes que os peixes sumam.
    Aliás, atualmente estamos começando a perceber o quanto o equilíbrio da natureza pode ser afetado por nossas atitudes impensadas. Quem diria, a uns 50 anos atrás, que "pum-de-boi" iria ser motivo de preocupação?...

  3. Luiz Bento disse:

    Nossa. Acho melhor começarmos a nos alimentar de luz, viver em cavernas, andar somente a pé. Assim não influenciaremos o meio ambiente...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM