Arte e Ciência 4 – Insetos em PET

Artista curitibano produz modelos super-realistas de insetos reciclando garrafas PET.

Alguns dos insetos do Leandro Penha

No início do mês passado estive em Curitiba para visitar familiares e participar de uma corrida. No domingo fui passear por uma feira de artesanato no Largo da Ordem e tive uma grata surpresa. Entre as barraquinhas com boas comidas e badulaques mil encontrei as criações do Leandro Penha. Esse curitibano produz e vende ali insetos e artrópodes diversos em garrafa PET. Os modelos me interessaram pelo realismo e diversidade, são todos muito bem feitos e pintados de maneira fiel ao animal original. Comprei para enfeitar meu laboratório uma tesourinha que, de tão perfeita, identificamos como uma Doru luteipes, espécie aparentada a um modelo experimental que andamos estudando aqui na UNEMAT.

Apesar do realismo, a formação de Leandro não tem nada a ver com a entomologia, a ciência que estuda os insetos. Ele estudou hotelaria, mas há 11 anos nutre esse interesse pelos insetos e suas formas singulares. O artista montou um amplo banco de imagens de artrópodes e suas performances para servir de base e inspiração, eventualmente novas peças são incluídas no acervo.

Quanto à técnica, Leandro afirma ser única. As garrafas PET, antes destinadas ao lixo, são recortadas, moldadas, soldadas e pintadas peça por peça para dar forma aos bichinhos. O resultado é encantador: besouros, libélulas, vespas e escorpiões.

Quem se interessar pode procurar o Leandro na Feira do Largo na Rua Mateus Leme em frente ao conservatório e escola de artes plásticas. Aos que, como eu, moram mais longe ele se dispõe a vender pela internet. Basta visitar sua página no Flickr, escolher a peça e fazer o depósito que ele envia por sedex assim que o número de encomendas permitir e a greve nos correios terminar.

Discussão - 1 comentário

1. Matheus disse:

CADE O BESOURO VAGABUNDO SEM VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!