Operação Northwoods: militares americanos planejando atos de terrorismo


Em março de 1962, pouco depois do fiasco da baía dos porcos, o governo americano ainda buscava desesperadamente alguma forma de remover o estado comunista em seu quintal. Líderes militares propuseram então ao secretário de defesa a mirabolante Operação Northwoods. Envolvia a encenação de uma série de falsos ataques terroristas, alguns dos quais sobre solo americano e envolvendo a morte de civis, que seriam então atribuídos a Fidel Castro. A idéia era conseguir apoio popular para uma invasão a Cuba. Um dos cenários propostos envolve exatamente o que paranóicos afirmam ter ocorrido em 11 de setembro de 2001:

“Uma aeronave … seria pintada e numerada como uma duplicata exata de uma aeronave civil … Em uma hora designada, a duplicata seria substituída pela aeronave civil de verdade e seria carregada com passageiros seletos, todos abrigados sob pseudônimos cuidadosamente preparados. A aeronave registrada de verdade seria convertida em um drone [teleguiado]. … A aeronave carregando os passageiros seria baixada a uma altitude mínima e iria diretamente a um campo auxiliar na base aérea de Eglin onde preparativos teriam sido feitos para evacuar os passageiros e retornar a aeronave a seu status original. A aeronave teleguiada enquanto isso continuará a voar com o plano de vôo original. Quando estiver sobre Cuba o avião teleguiado começará a transmitir a freqüência internacional de perigo “MAY DAY” afirmando estar sob ataque de aeronaves MIG cubanas. A transmissão será interrompida pela destruição da aernave que será detonada por um sinal de rádio”.

A Operação Northwoods foi rejeitada em 1962 — Cuba não foi invadida, Castro ainda vive — e os documentos registrando as geniais idéias foram tornados públicos em 1997, ironicamente como conseqüência das investigações sobre o assassinato de John Kennedy. Quer algo ainda mais bizarro? Em março de 2001 os produtores de Arquivo-X veicularam o episódio píloto da série Lone Gunman em que uma facção do governo americano tenta criar um falso ataque terrorista lançando aviões contra as Torres Gêmeas.

Discussão - 2 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM