Gizmo — Imperdível

“Gizmo” é uma compilação fabulosa de invenções do início do século XX demonstradas em seu magnífico fracasso por seus próprios inventores. Alguns filmes, principalmente as tentativas fracassadas de vôo, são muito famosos — um homem com asas caindo de cara no chão é a essência da comédia pastelão –, mas “Gizmo” é o documentário original de 1977 com nada menos que uma hora de vinte minutos. Howard Smith teve o cuidado de excluir qualquer filmagem que tenha resultado na morte do inventor, já que como contou a David Letterman, em exibições teste a audiência parava de rir por quinze minutos depois que alguém morria. Isso lembra que as exibições hoje cômicas e cândidas, permenecem sim demonstrações essencialmente belas de inventividade e coragem. Vale lembrar que naquela época a ciência e tecnologia ainda eram vistas como meios de transformação positiva do mundo, e o cidadão comum ainda achava ser capaz de desempenhar seu papel neste processo.
[via Proceedings of the Athanasius Kircher Society]

Discussão - 3 comentários

  1. Renato disse:

    Muito interessante mesmo. Esse vídeo nos mostra que durante boa parte do século passado as pessoas se realmente interessavam pelo desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, ainda que muitas vezes de modo ingênuo. É uma pena que nos esquecemos daqueles cujas tentativas não deram certo, pois na verdade ajudaram muito, mostrando-nos o que não devíamos fazer para, por exemplo, voar. É assim que fazemos Ciência. Pode parecer tosco, mas como disse Einstein, a Ciência é a coisa mais preciosa que temos.
    Hoje, porém, infelizmente, as pessoas já não se entusiasmam com Ciência. Os cientistas erraram feio ao deixar de utilizar os meios de comunicação de massa para atrair novamente a atenção e o respeito do público em geral (há exceções, é claro).
    E o que é pior: o fundamentalismo e o terrorismo estão ganhando força novamente, num momento em que toda a humanidade devia estar unida em torno de questões como o aquecimento global e a desigualdade social.

  2. sartori disse:

    magnifico filme, chega a ser quase poético e comico ao mesmo tempo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM