Como endireitar a Torre de Pisa

Imagem ganhadora de melhor ilusão visual de 2007, é um novo efeito descoberto por Frederick Kingdom, Ali Yoonessi e Elena Gheorghiu da Universidad McGill, Canadá.

Aqui está uma nova ilusão que é tanto surpreendente quanto simples. As duas imagens da Torre Inclinada de Pisa são idênticas, mas tem-se a impressão de que a torre à direita está mais inclinada, como se fotografada de um ângulo diferente. A razão para tal é que o sistema visual trata as duas imagens como se fossem parte de uma só cena. Normalmente, se duas torres adjacentes se erguem no mesmo ângulo, elas convergem com a distância devido à perspectiva, e isto é levado em conta pelo sistema visual. Assim, quando confrontado com duas torres com linhas paralelas, o sistema visual supõe que devem estar divergindo enquanto se elevam, e isto é o que percebemos.

O mais notável é que se você espelhar a imagem, poderá fazer com que a Torre de Pisa pareça ficar quaaaase reta… o que é apenas uma ilusão, já que como vimos, as duas imagens abaixo são idênticas!

Outras imagens finalistas no concurso de ilusões da Neural Correlate Society podem ser vistas aqui. via o incomparável MarcianitosVerdes.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM