Bobina de Tesla musical (alto-falante iônico)
Bobinas de Tesla produzem descargas elétricas no ar dignas do doutor Frankenstein, mas o barulho sempre foi o clássico e indefinido zumbido “Bzzzz”. Não mais: a moda agora é modular a descarga, ligando e desligando muito rapidamente em freqüências que possamos ouvir, fazendo destes espetáculos visuais fabulosos alto-falantes iônicos. Podem não ser muito práticos — consomem energia, não são boas em gerar sons graves, podem eletrocutá-lo e produzem ozônio tóxico — mas são muuuuuuito legais. E abrem a perspectiva de que em um futuro próximo possamos criar raios da morte que eletrocutam ao som de sua música preferida. Veja muito mais vídeos de bobinas de Tesla musicais. Abaixo, o imortal tema de Super Mario em um dueto:
[via Geekologie]
Discussão - 5 comentários
Pessoal,
salvo engano, o alto-falante iônico foi usado na Primeira Guerra Mundial, e, se o engano não for ainda maior, usava uma espécie de chama, ou até mesmo uma centelha que devo ter confundido com chama, parecida com bico de gás carbureto. Na realidade devia ser uma bobina e uma bateria para gerar o sinal acústico amplificado.
Por acaso, lembrei de fazer uma busca por 'ionização, iônico' etc e me deparei com esse espetáculo musical.
Pode ser um desperdício de energia, mas é muito bacana. Um tipo diferente de "unplugged"...
[...] No blog 100Nexos tem mais algumas bobinas musicais. http://scienceblogs.com.br/100nexos/2007/06/bobina-de-tesla-musical-alto-falante-inico/ [...]