Design inteligente


“Eu acho que entendo por que Deus decidiu se livrar dos Pégasos”

[via CollegeHumor]

Discussão - 4 comentários

  1. O atual movimento científico nominado DESIGN INTELIGENTE não é novidade para o pensamento moderno. Escritores como Bernard Shaw, Bergson, entre outros, já buscavam uma terceira via de compreensão para explicar a origem da vida. Veja o que o escritor e teólogo C. S. Lewis escreveu entre 1942-44:
    “… só mencionei os pontos de vista materialis­ta e religioso. Para completar o quadro, tenho de men­cionar o ponto de vista intermediário entre os dois, a chamada filosofia da Força Vital, ou Evolução Criativa, ou Evolução Emergente, cuja exposição mais brilhante e arguta encontra-se nas obras de Bernard Shaw, ao pas­so que a mais profunda, nas de Bergson.
    Seus defenso­res dizem que as pequenas variações pelas quais a vida neste planeta “evoluiu” das formas mais simples à for­ma humana não ocorreram em virtude do acaso, mas sim pelo “esforço” e pela “intenção” de uma Força Vital. Quando fazem tais afirmações, devemos perguntar se, por Força Vital, essas pessoas entendem algo semelhan­te a uma mente ou não. Se for semelhante, “uma mente que traz a vida à existência e a conduz à perfeição” não é outra coisa senão Deus, e seu ponto de vista é idên­tico ao religioso. Se não for semelhante, qual o sentido, então, de dizer que algo sem mente faça um “esforço” e tenha uma “intenção”? Este argumento me parece fatal para esse ponto de vista. Uma das razões pelas quais as pessoas julgam a Evolução Criativa tão atraente é que ela dá o consolo emocional da crença em Deus sem im­por as consequências desagradáveis desta. Quando nos sentimos ótimos e o sol brilha lá fora, e não queremos acreditar que o universo inteiro se reduz a uma dança mecânica de átomos, é reconfortante pensar nessa gigan­tesca e misteriosa Força evoluindo pelos séculos e nos car­regando em sua crista. Se, por outro lado, queremos fa­zer algo escuso, a Força Vital, que não passa de uma for­ça cega, sem moral e sem discernimento, nunca vai nos atrapalhar como fazia o aborrecido Deus que nos foi en­sinado quando éramos crianças. A Força Vital é como um deus domesticado. Você pode tirá-lo de dentro da caixa sempre que quiser, mas ele não vai incomodá-lo em ocasião alguma — todas as coisas boas da religião sem custo nenhum. Não será a Força Vital a maior invenção da fantasia humana que o mundo jamais viu?”.
    Vida, Arte e Ecologia

  2. Silveira Neto disse:

    Muito boa essa!
    Adora essas piadas com design inteligente.

  3. Cesar disse:

    O “Design Inteligente” não é científico.

  4. Herbert disse:

    Opa, sei que o tema já foi postado faz tempo, mas queria deixar um comentário.
    Sou cristão, e sou evolucionista. O Design Inteligente não é científico, mas também não acho que venha cheio de más intenções… é como escreveu C.S.Lewis, é só uma ilusão confortável pra quem não sabe pra onde correr… Acredito que o universo surgiu pela vontade de Deus, e que chegamos onde estamos na linha evolucionária porque Ele tinha algum propósito nisso. No entanto, acredito que a intervenção sobrenatural só foi necessária para dar início à matéria, e para estabelecer as leis que regeriam essa matéria. E o resto é só um caminho natural. Pode parecer meio ilógico que se Deus quisesse que tudo fosse como é hoje esperasse tantos bilhões de anos, mas tempo não é problema pra quem vive fora dele…
    De qualquer forma, a ciência nunca vai poder provar que minha opinião é correta, e muito menos que é errada, a ciência observa a natureza, e creio que Deus não faz parte da natureza, está além dela, portanto, é inobservável… especialmente em laboratórios, rsrsrsrs
    Falow!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM