Arte moderna que presta: realizando o sonho de Nikola Tesla


Mais de mil e trezentas lâmpadas fluorescentes aterradas logo abaixo de fios de alta tensão, e o motivo só fica claro (HAHaha!) ao cair da noite: seu tênue brilho se destaca e a sacada é perguntar “onde estão os fios?”. A resposta: “Exatamente”. Estão a dezenas de metros de altura, sem nenhum contato direto. As lâmpadas devem seu brilho ao campo eletromagnético invisível gerado pelos fios de alta tensão e que são perdidos ao ambiente de toda forma. O artista inglês da universidade de Bristol, Richard Box, apenas demonstra uma bela forma de visualizar tais campos. A luminosidade das lâmpadas varia de acordo com as condições do tempo, e enquanto uma pessoa anda entre elas, perturbando os campos eletromagnéticos, as lâmpadas se apagam e depois acendem de acordo.
Que um artista faça algo sobre uma parte específica da física de forma artística é inspirador“, disse o professor Denis Henshaw. A obra ecoa os trabalhos de Nikola Tesla, que sonhava com a transmissão de energia sem fios e chegou a sugerir que todas as casas tivessem um sistema não muito diferente do realizado pelo artista inglês acima: placas distribuídas pelo teto e chão gerariam campos que poderia iluminar lâmpadas fluorescentes em qualquer ponto do recinto. Na imagem acima, Tesla segura uma lâmpada iluminada sem fios.
A internet vem reabilitando a reverência popular que Nikola Tesla perdeu nos últimos anos de sua vida, e um excelente filme de ficção recente, O Grande Truque (The Prestige), ajuda a recompor a imagem que o inventor sempre adorou: um gênio.
PS.: Compare-se a beleza, utilidade, ciência da obra de Box com “Cloaca“, que produz literalmente m*rda. “Cientificamente”. Mais uma prova de que a ciência pode ser usada para o bem e para o muito, muito, muito mal.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM