A marcha do progresso em uma esteira elétrica

Os ancestrais do homem se transformaram em bípedes para economizar energia, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”. Numa pesquisa para demonstrar a sua teoria, antropólogos de três universidades dos Estados Unidos mediram a despesa de energia no deslocamento dos seres humanos, chimpanzés adultos e quadrúpedes em geral. Os participantes caminharam sobre duas pernas ou se movimentaram de quatro sobre o solo. O estudo determinou que, no que se refere à despesa de energia e calorias, os seres humanos economizam 75% quando caminham, segundo os cientistas da Universidade de Washington em Saint Louis, da Universidade da Califórnia e da Universidade do Arizona. – EFE

Os estudiosos sugerem que os chimpanzés costumam andar com as quatro patas para maior segurança em seu ambiente, como em árvores, e que o ganho de eficiência no andar ereto dos humanos (e seus ancestrais) pode ter sido importante para novos hábitos como a caça. Uma das táticas de caça de nossos ancestrais consistia em ferir um animal e então segui-lo, por longas distâncias, até que finalmente sucumbisse aos ferimentos — abater um grande animal instantaneamente é muito difícil.
O estudo é importante por seus achados, mas ainda mais interessante pela forma como realizado: fazendo chimpanzés andar e correr sobre uma esteira elétrica, devidamente usando máscaras que mediram seu consumo de oxigênio. O equipamento é exatamente o mesmo utilizado por atletas e também em alguns exames médicos. Você pode conferir o vídeo dos macacos andando na esteira aqui. Como um pesquisador comentou, “esses chimpanzés são tão espertos que apertam o botão para parar a esteira quando acabam. Quando não queriam andar na esteira, apenas apertavam o botão para parar ou pulavam pata fora”.
Mais adorável ainda é a imagem usada nos materiais de divulgação do estudo. A fotografia acima, uma montagem de Cary Wolinsky, é uma referência à “icônica, ainda que ultrapassada” imagem sobre a evolução humana: “Marcha do Progresso” [“March of Progress“], originalmente criada por Rudy Zallinger em 1970, e parodiada desde então.

(Essa é apenas uma versão diferente, curiosamente não há na internet uma reprodução do original de Zallinger — que é reproduzido, por exemplo, em uma capa da edição brasileiro de “Os Dragões do Éden” de Carl Sagan)

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM