Os lugares mais seguros em um avião. Seriam em um carro?


Mencionando o acidente do vôo JJ-3054, a revista americana Popular Mechanics revisou os dados de todos acidentes com vítimas fatais ocorridos nos EUA desde 1971 para checar o mito de que seria mais seguro viajar nos lugares da parte traseira do avião. Ao contrário do que especialistas afirmam — indo da Boeing até oficiais da FAA e do Conselho Nacional de Segurança de Transporte — a Popular Mechanics descobriu que os dados de fato apóiam o mito:

A cabine traseira (assentos localizados atrás da asa) tiveram a maior taxa de sobrevivência, com 69%. A seção sobre a asa teve uma taxa de sobrevivência de 56%, assim como a seção à frente da asa. As seções de primeira-classe e classe executiva tiveram uma chance de sobrevivência de apenas 49%.

Mas antes que você passe a exigir voar apenas no último assento ao lado do banheiro e junto com os oficiais de bordo, é melhor entender um pouco melhor o que foi descoberto aqui. A revista analisou os dados de acidentes fatais nos EUA, já que dados de outros países costumam ser ainda mais escassos. E resulta que houve apenas vinte (20) acidentes fatais nos EUA desde 1971. É um número muito pequeno, e provavelmente pouco representativo de acidentes fatais em geral pelo mundo. A diferença entre as porcentagens — de 49% a 69% — também não é gigantesca, e sublinha novamente como os resultados não devem ser tomados com tanta confiança. Estudos analisando mais acidentes podem muito bem inverter a situação, ou mesmo endossar a opinião de peritos e especialistas, de que de forma geral realmente não há lugares mais seguros que outros em um avião.
E então, como se comentou em um fórum de discussão, “em termos das chances de realmente morrer em um avião, é talvez uma diferença entre 0,000007% e 0,000008%”. Voar seguramente é a forma mais segura de transporte no mundo.
Mas ainda seria a forma mais segura de transporte no Brasil? No ano de 2006, segundo esta tabela, houve em torno de 200 vítimas (mais da metade no acidente GOL 1907). No mesmo ano, o número de passageiros de avião teria sido de 102 milhões. Em torno de uma morte a cada 510.000 passageiros.
No mesmo ano, o número de vítimas nas estradas girou em torno de 160.000. Se a segurança nas estradas brasileiras fosse equivalente a dos vôos, mais de 81 bilhões de viajantes deveriam ter sido transportados nas estradas apenas no ano de 2006. Astronômico, mas nem tanto: cada brasileiro vivo deveria ter viajado nas estradas mais de 450 vezes ao ano. Não tão irrazoável, considerando que muitos viajam mais de duas vezes. Considere-se também que a grande maioria das vítimas inclui feridos, o número de vítimas fatais seria de 24.000, mais de seis vezes menor. O detalhe ignorado aqui é, claro, a distância percorrida: não deve ser preciso apresentar dados para convencê-lo de que o passageiro comum de avião costuma percorrer distâncias muitas vezes maior do que o viajante de estradas comum. Levando em conta as chances de sobrevivência pela distância percorrida — que é o que importa se você quer ir de um local a outro –, mesmo o ano de 2006, com uma tragédia aérea até então sem precedentes, foi um ano mais seguro para aqueles cruzando distâncias em aviões.
O ano de 2007 já contabiliza mais de 200 vítimas, mas a menos que ocorra um outro acidente de grandes proporções — e outro, e mais outro… — ainda será mais seguro voar. E estes são anos extraordinariamente perigosos nos ares: em toda a década de 1990, houve menos de 400 vítimas em acidentes aéreos (incluindo o acidente do Fokker 100 em 1996).
Ao escrever este post, dois dados me impressionaram. O primeiro é o de que, considerando o número de vezes em que você entra em seu carro ou em um ônibus e o número de vezes em que você entra em um avião, pelo menos no ano de 2006 e agora, 2007, as chances de sair vivo no Brasil são comparáveis talvez na mesma ordem de grandeza. Ir de carro até a padaria seguramente não é o mesmo que fazer uma ponte aérea, e considerar distâncias percorridas é necessário, mas não deixa de ser curioso. O outro dado que me impressionou é o de que segundo esta nota, a frota de aviões no país não só caiu (embora o tráfego tenha aumentado), como é relativamente ínfima comparada com a de carros ou mesmo ônibus. Ela caiu de 350 aviões em 2001 para 265 hoje. A frota de aviões civis no país é composta por duzentos e sessenta e cinco aeronaves regulares.
PS.: Devo ter cometido vários erros neste post, e corrigirei feliz qualquer um deles!
Atualização: Esta matéria do Terra tenta ser mais otimista, mas pelos números usados (47 milhões de passageiros nos 10 meses desde o acidente GOL, que somado com o da TAM resulta em 341 vítimas fatais) a situação parece muito pior: em torno de 1 morte a cada 140.000 viajantes aéreos. Isso porque consideraram exatamente o período com as duas maiores tragédias da aviação brasileira. Nesse período, aliás, é possível que tenha sido mais provável entrar em um carro e sair vivo do que de pousar a salvo de um avião — embora, como vimos acima, considerando as distâncias aviões ainda sejam mais seguros.
O Rodrigo Leme comenta em seu blog como esta deve ser a época mais segura para voar, devido ao aumento de atenção e medidas de segurança. Mas considerando a reação de autoridades, é provável que isso se aplique agora de forma significativa apenas aos responsáveis pela manutenção mecânica das naves e à TAM em particular.

Discussão - 12 comentários

  1. Fabio Dutra disse:

    Amigo, você está contribuindo para perpertuar este mito.
    No ano de 2006, pelo site informado, houve 24000 mortes.
    O que importa neste caso é o numero de mortes e não de vítimas.
    Se eu me acidentar e sobreviver, menos mal.
    Então, o número cai de 81 bilhões para menos de 13 bilhões, o que é bem plausível.
    Fica muito dificil determinar o que é mais seguro, mas o avião, com certeza não é tão seguro assim como afirmam.
    Outra coisa, no meu carro, sou responsável por sua manutenção e direção, o que me dá maior confiança. No avião não.
    Então amigo, é muito fácil explicar porquê muitos tem medo de avião.

  2. Paulo Vinicius Hungaro disse:

    Mas ainda assim, se levarmos em consideração outros fatores: quantos pilotos bebados estão voando com alto risco de colidir em você, sem mencionar dias de chuva que alteram a dirigibilidade, semaforos com defeitos, panes em sistemas viarios, as vias brasileiras que se assemelham as antigas estradas da roma antiga, de pistas simples com algum idiota fazendo ultrapassagem em local proibido, sem falar da tecnololgia que tais aeronoaves possuem, quantos carros populares saem de fabrica com ABS, AirBag, sistema de tração, controle de estabilidade, GPS, Sistema anti-colisão ?. Ainda com os problemas no nossos sistema aereo, panes em radares, a efeciencia e eficacia de um avião é infinitamente superior, arremeter pousos é tao comum quanto passar em sinal amarelo em cruzamentos, é apenas um procedimento.
    Ainda hoje se tivesse que escolher, iria de avião.
    ps.: para quem esta no comando atraz de uma mesa é facil falar "me desculpe, errei" agora quando um piloto, controlador ou qualquer ação fisica sai errado, a coisa muda de situação

  3. Isabel disse:

    Principalmente em relação à manutenção e direção, o carro ganha em segurança e conforto! Você mesmo é responsável por ambos, e não lhe interessa (se prezar por sua vida) viajar com o carro quebrado ou sem ter capacidade total de dirigir.
    Gostaria que houvesse uma estatística disponível a respeito da proporção de vítimas fatais, pois provavelmente a chance de sobreviver uma vez que já esteja envolvido em um acidente de carro seja maior que no caso de acidente aéreo.

  4. thiago lázaro disse:

    bezitu...da uma olhada ai pra quando a gnte for viajar...

  5. Roberto disse:

    Quando viajamos de carro em estradas, raramente ficamos abaixo dos 100Km/h... em um acidente nessa velocidade, as chances de sobrevivência são praticamente as mesmas de sobreviver a um acidente aéreo grave.

  6. Fabio disse:

    Mas essa questão da responsabilidade da direção/manutenção é bem relativa, visto que basta que um automóvel próximo não tenha os mesmos cuidados pra tudo o que você fez correr sérios riscos de ir por água abaixo. Isso teoricamente é muito mais controlado em aviões.

  7. beckenbauer disse:

    O mito até onde eu sei é verdade.
    Meu pai é piloto da aeronáutica e qndo ele viaja como passageiro ele só pede assentos no fundo e ele me diz q a maioria das pessoas q pilotam aviões, qndo passageiro, comprovadamente costuma viajar só no fundo.

  8. Mau disse:

    Viajar de carro é muitas vezes mais perigoso que avião, não tenho dúvida nenhuma.

  9. Motorista disse:

    Alguns detalhes...
    1- no avião, não é vc que pilota.
    no carro é vc que dirige, e vê o que está fazendo.
    2- Se der problema no carro, vc encosta(ou pelo menos para no meio da rua/estrada) acidente só se o babaca que vem atrás anda colado... meanwhile...
    no avião, se cair o motor,pifar, parar, acabar combustível(pode acontecer), quebrar a asa, ou ter um piloto corno e kamikaze, vai cair, e morrer pelo menos 150 do avião,isso se nãotiver pela xidade, muitíssimas mortes e destruição.
    3- Condições de tempo, rodovias, sinalização... oq causa mesmo acidente é a irresponsabilidade, se vc não comprou a carta, vai saber o que fazer, e nem todo mundo é retardado para precisar de uma placa ou sinal, como um comando do computador para reagir devidamente.
    No avião, há tempestades e nevoeiro, "pq será que eles não voam assim?" a natureza não é programada, pode acontecer em vôo,mas também... já vi fotos de avião todo abalroado e perfurado por pegar granizo, urubu, e o avião pousou na boa, não seria uma asa de plástico que derrubaria o monstro do Boeing, isso eu defendo, mas mesmo assim, avião com defeito é um míssil a atingir a cidade, mais mortes e prejuízo, pois para morrerem 180 pessoas nas estradas de uma só vez(1 acidente), deveriam morrer todos de 2 ônibus de turismo, 9 carros com as 5 pessoas, 1 caminão com 3 pessoas, outro com 2 pessoas, 1 van com 13 pessoas, 7 motoqueiros, e 10 pessoas afora, que acidente lindo para equivaler-se ao de 1 só avião...
    O número de acidentes com avião é menor, mas junte tudo(mesmo os ignoárdos acixentes com aviões de médio e pequeno porte) e veja por si mesmo, ao final do ano, as MORTES,não ficam tão longe, e no chão é falta de concientização,no ar com toda experiênia dos caras, não dá pra evitar.

  10. Lucio disse:

    O problema é que um acidente de avião é um túnel sem saída, não dá pra evitar uma vez que voce esteja la dentro. É um abmiente fechado, não há o que fazer. Mas isso deve ser algo psicológico, pois de fato, nossa capacidade de nos salvar deve ser pequena, mesmo em automóveis a velocidades usuais, tipo +100km/h...

  11. Vanderlei Rizzon disse:

    Meus caros,voces tem todo o direito de fazerem os comentarios,porem vejamos.Viajo sempre de aviao,e nao tenho medo,tenho e panico mesmo,por questoes psicologicas,como estar dentro de um lugar fechado sem poder se mover muito,estar perto de muita gente ao mesmo tempo,e por ai vai.Porem quanto a manutençao,fabricaçao,e conduçao,nao façam comparaçoes.vejam bem.Para ser piloto ou comandante de uma aeronave,tem que fazer muitos cursos,conhecer de tudo,latitude,longitude,graus,pontos cardeais,tudo,um piloto para ser comandante tem que ter muita expereincia e horas de voo.un condutor de veiculo,o que tem que fazer e controlar o veiculo e conduzi-lo ao seu ponto final.Um aviao nao e revisado pelo seu jose da esquina,que muitas vezes,nem sequer sabe ler,e sim por um engenheiro aeronautico que leva como minimo oito anos estudando fora os cursos nas fabricas como airbus,boieng,ou embraer.em um aviao se usa peças originais,exeto em companias de low cost,e nao peças compradas em ferro velho,ou em qualquer lugar.e se voces quiserem um veiculo com (stop break security)comprem um (volvo xc 60) que vem com este assessorio,alem dos outros mais modernos,porem tem a desvantagem,o preço da pra comprar uns dez carros populares rsrsrs.Viagem tranquilos de aviao,voces estao nas maos de gente que sabe o que faz,em se tratando da TAM,ja nao posso dizer o mesmo,e eu vou continuar com meus tranquilizantes para mais um voo.

  12. Franciely disse:

    Avião é mil vezes mais seguro que carro, esses dias estava com o carro PARADO e um pneu soltou de um carro no sentindo contrario e bateu no meu carro, se tivesse pegado em mim numa hora dessas nao tava viva, mortes no transito são milhares por ano, em avião raramente ocorre, e nem todos os acidentes de aviões são fatais. Pessoas que tem medo de avião na maioria das vezes nunca entraram em um... Ficam imprecionadas com acidentes como o do vôo da Tam JJ3054 ou o da Gol 1907 que tem um numero alto de mortes, mas se esquencem que TODO DIA aparece no jornal que "fulano bateu o carro em alta velocidade e morreu". E acidente de avião que todos faleceram quando foi o ultimo?

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