Traficante colombiano preso por reconhecimento de voz


Aos interessados por ciência e tecnologia, a prisão de Juan Carlos Ramirez Abadia, um novo “primo Pablo”, tem um detalhe pouco enfatizado pelas autoridades e agências de notícia brasileiras: sua identificação foi confirmada através de uma análise computadorizada de sua voz.
Como o Washington Post informa, embora ele estivesse sendo investigado há algum tempo, suas muitas cirurgias plásticas e múltiplas identidades falsas impediam maior segurança para efetuar a prisão propriamente dita. Depois de receber gravações de voz feitas no Brasil e compará-las com gravações de Abadia na Colômbia, o DEA americano finalmente pôde aplicar análises que confirmaram sua “assinatura vocal”. A confirmação americana teria ocorrido no final de julho, e dias depois as autoridades brasileiras finalmente efetuaram a prisão. O fato da análise e confirmação terem sido feitas pelos americanos é o presumido motivo pelo qual é varrido para debaixo do pano.
Boa parte das mega-operações recentes e de sucesso da PF brasileira também dependem de escutas telefônicas, tornadas ágeis e simples pelos novos sistemas informatizados das operadoras de telefonia (importados, claro). A prisão de Abadía, como se vê, também se inclui aí.
Há algum problema nisso? Pelo contrário, o uso de novas tecnologias, importadas ou não, deveria ser mais do que bem-vindo. Infelizmente o Brasil ainda permanece um dos países com economia e cultura mais fechados em seu próprio e limitado umbigo em todo o enorme planeta. Ainda que boa parte do sucesso ou fracasso dos governos recentes (ou nem tão recentes) tenha sido fortemente devido a influências externas; ainda que você ligue a TV aberta e veja como a lei de proteção à cultura quase sempre significa apenas que ao invés de assistir programas estrangeiros de qualidade, o povo assiste a cópias mal-feitas ou programas de auditório durante quase todo o dia; ainda teimam em acreditar que o Brasil não é só um país continental, é um país e um mundo completo em si mesmo. Isso não é patriotismo, é burrice.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM