Feng Shui mata

Uma ponte chinesa que desabou matando 41 pessoas foi construída com pedras e concreto ao invés de aço mais resistente, para que ficasse em “harmonia com o ambiente”, segundo a imprensa local, citando um oficial … “Enquanto a causa do colapso ainda seja desconhecida, um oficial local na cena disse que um modelo de ponte ‘tradicional e perigoso’, feito de pedra e concreto, havia sido escolhido ao invés de uma estrutura de metal para garantir que permanecesse ’em harmonia com o ambiente natural’, disse o China Daily. [Reuters]

Isso lembra uma sátire clássica de 1999, escrita pelo cético Steven Novella:

“Engenharia Alternativa”
Um novo fenômeno está varrendo o país, chamando a atenção tanto de consumidores quanto de fabricantes. Cada vez mais desencantados com o frio mundo metálico que nossa tecnologia moderna vem produzindo, as pessoas estão começando a prestar mais atenção a alternativas mais naturais. Chamados coletivamente de Engenharia Alternativa (EA), vários métodos novos e antigos estão ganhando respeito científico.
Alec Waterston é um desses auto-denomindados engenheiros alternativos … O último projeto de Alecé para uma ponte de não-suspensão de 360 metros. Ele diz que a ponte poderá se estender por essa distância sem pilares ou suspensão, e será apoiada apenas para arte milenar do Feng Shui. “Esta sabedoria antiga é a arte de canalizar energia através do desenho e forma. Esta energia pode ser usada para apoiar uma ponte de 360 metros, ou estruturas até maiores”. …
Alec tem seus críticos, contudo.Anthony Trellis, professor de engenharia da State University, diz que os projetos de Alec são contrários a princípios básicos da física e ciência de materiais. Um Trellis exasperado comentou: “Uma ponte construída baseada nos desenhos de Waterston simplesmente não ficará de pé. Seria extremamente insegura”.
Alec não está incomodado com tais críticas. “É claro que o professor Trellis não gosta de meus desenhos, porque eles questionam seu precioso status quo e viram seu mundo de cabeça para baixo. O protecionismo da velha guarda, contudo, está começando a ruir, assim como seus edifícios antigos”.
[Leia toda a sátira em inglês aqui]

O triste é que a sátira se tornou realidade, e pessoas morreram.

Discussão - 2 comentários

  1. Impressionante o tamanho do bloquinho...

  2. Diego disse:

    Aff,um dia depois deu ter escrito um post lá no meu blog sobre pseudociências,incluindo o feng shui,vejo essa notícia aí...
    UHauehaUEHAuehAUEHAeuhae
    Vou postar essa notícia lá,com os créditos pra cá,tá ?
    Valeu!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM