Mapa interativo: a jornada da humanidade

A Bradshaw Foundation, em associação com Stephen Oppenheimer, apresenta uma jornada virtual global do homem moderno nos últimos 160.000 anos. O mapa mostra pela primeira vez a interação da migração e clima durante este período. Somos os descendentes de alguns pequenos grupos de africanos tropicais que se uniram face à adversidade, não apenas encarando o risco de extinção, mas também o desenvolvimento de uma interação social e cultural sofisticada expressa de muitas formas. Baseado em uma síntese de evidência de cromossomos Y e mtDNA com a aqueologia, climatologia e estudo de fósseis, Stephen Oppenheimer rastreou as rotas e a época da migração, colocando-a em contexto com a arte rupestre pelo mundo.

Note como a civilização surgiu há apenas alguns milhares de anos — quase toda esta jornada foi feita por caçadores-coletores –, e para a catástrofe de Toba. Evidências sugerem que há aproximadamente 75.000 anos, a população total de seres humanos no planeta foi reduzida a alguns milhares de indivíduos. Por pouco não teríamos sido extintos. Veja como o clima e fatores geográficos foram cruciais para nossa jornada, e embora muitos não reconheçam, apesar de termos construído uma civilização global e expandido nosso número para mais de seis bilhões de indivíduos, ainda continuamos imensamente dependentes de tais fatores.

Discussão - 4 comentários

  1. Que ótimo! Lembrou-me do “Atlas da Jornada Humana” da National Geographic: https://www3.nationalgeographic.com/genographic/atlas.html

  2. Tambosi disse:

    Matéria interessantíssima!

  3. César disse:

    Interessante como não há nada da colonização da oceania. E nem uma referência à possibilidade de parte da América do Sul ter sido colonizada por polinésios…

  4. DANIEL disse:

    mapa da imigração do homem

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM