Summer Time Machine Blues


Você também considera “De Volta para o Futuro” um dos melhores filmes de todos os tempos? Então vai gostar de “Summer Time Machine Blues“, um filme japonês abordando a viagem no tempo ao mesmo tempo mais bobo e mais sério que as aventuras de Marty McFly. É mais bobo com seus personagens mais caricatos, mas muito mais sério em toda sua abordagem do ingrediente essencial: os paradoxos da viagem no tempo.
Em “Summer Time Machine Blues”, um grupo de estudantes passa as férias no escaldante verão japonês (sim, o verão japonês é tão ou mais quente que o dos trópicos) reunido no “clube de estudos de ficção científica”, ainda que estudar ficção científica seja a última coisa que façam. Sua única salvação é um ar-condicionado antigo que só pode ser ligado com um controle remoto. Isto até o dia em que por acidente derrubam refrigerante sobre o controle. De frente com o enorme problema para a humanidade de não poder mais ligar o ar-condicionado, a solução vem quando do nada surge uma máquina do tempo em seu clube. O que eles decidem fazer de posse de algo tão poderoso?
Voltar no tempo e recuperar o controle remoto do ar-condicionado antes que fosse destruído pelo refrigerante, claro. Apenas depois percebem que se buscarem o controle remoto antes que este seja destruído pelo refrigerante, estariam causando um paradoxo temporal. Será que não irão afetar o continuum do espaço-tempo e destruir o Universo? Isto é, na pior das hipóteses, como diria Doc Brown? Assista e reveja esta despretensiosa aventura com atenção, porque acaba sendo quase perfeita em sua abordagem do assunto. Também está repleta de referências a filmes como o próprio De Volta para o Futuro (o relógio na praça) e mesmo A Máquina do Tempo (na adaptação de George Pal, apenas olhe para a máquina).
Infelizmente este excelente filme é muito pouco acessível no Brasil, e só está disponível na versão original em japonês, ou legendada em inglês. Pode ser comprado aqui, mas considerando as muitas dificuldades e abrindo uma exceção, indico que talvez possa ser baixado aqui.
ATUALIZAÇÃO: De alguma forma (pela qual agradecemos, qualquer que tenha sido!), uma tradução da legenda ao português se materializou em nosso computador. Ela pode ser baixada aqui.

Discussão - 2 comentários

  1. Lucas disse:

    Ohhhh desconhecido Kentaro!! Eu baixei esse filme e ja havia caido em desilusao,pois ele nao acompanhava legendas.. Vc foi a salvaçao da lavoura :]
    Brigadaoo

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM