Caracteres errados no Windows Live Writer / WordPress

Este é um post técnico que só deve interessar àqueles que usem o Windows Live Writer para postar em seus blogs mantidos com o WordPress na codificação UTF-8 e tenham problemas ao publicar textos formatados com caracteres especiais. Se você é um dos dez infelizes no mundo com este problema, continue lendo.


Bem, eu sou um deles, mas consegui superar mais este obstáculo em minha vida. O problema faz com que acentos e caracteres especiais apareçam truncados, como símbolos alienígenas, e nenhuma mudança nas configuração de codificação seja do WordPress ou do Live Writer parece ser capaz de resolver o problema.
Este é um bug, e a forma de lidar com ele é editar o registro de seu Windows.
Encontrei a solução no blog de Terence Chang, e traduzo abaixo os passos. Confira o post original de Chang para algumas imagens que podem auxiliá-lo também.
Antes de mais nada, editar o registro de seu Windows é uma tarefa arriscada, faça apenas se tiver um bom domínio de seu computador. Se resolver tentar:
Vá em “Iniciar”, “Executar” e então tecle “regedit“. Isso deve abrir o editor do registro. Encontre a entrada, que parecerá uma pasta, no endereço: “HKEY_CURRENT_USER\Software\Windows Live Writer\Weblogs\“.
Dentro desta pasta, você verá várias subpastas com códigos crípticos. Cada uma delas tem as configurações de cada um dos blogs que você tem configurado em seu Live Writer. Clicando em uma delas você deverá ver entre as configurações o nome do blog em questão, e é assim que você localizará o que quer “consertar”.
Depois de encontrar a subpasta de seu blog, procure a subpasta “ManifestOptions“. No painel à direita deve haver a entrada “characterSet“. Se ela estiver sem um valor, clique duas vezes e se assegure de deixá-la com o valor UTF-8.
Agora vá para a subpasta “UserOptionOverrides“. Procure pela entrada “characterSet“. Se ela não existir, você deverá criá-la. Clique com o botão direito, e escolha “Novo” e então “Valor da seqüência“. Deixe o valor vazio, sem nenhum dado.
Feche o editor de registro, e rode novamente seu Live Writer. Esta seqüência incompreensível de passos deve resolver seu problema.

Atualização: Como Marcos Ludwig avisa nos comentários (obrigado!), este bug do Live Writer foi corrigido na versão Beta 3 do programa. Basta baixar e instalar, e então atualizar as configurações do blog em “Weblog | Edit Weblog Settings | Update Account Configuration”.

Discussão - 1 comentário

  1. Marcos Ludwig disse:

    Esse bug foi corrigido no Beta 3 do Live Writer.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM