Turbina de Tesla com CDs

O gênio que criou as bases do sistema moderno de geração e transmissão de energia também criou uma turbina sem hélices, apropriadamente chamada “Turbina de Tesla“. Em uma época em que o design de hélices era completamente manual e largamente intuitivo, Tesla simplesmente inventou uma turbina composta de discos planos. O torque é produzido pela adesão e viscosidade do fluido sobre a superfície dos discos, que não só giram, como acabam girando a rotações muito maiores do que hélices convencionais.
Não apenas isso, a turbina de Tesla funciona tanto para extrair força mecânica de fluidos, como para bombear fluidos se acoplada a um motor. Uma elegância típica do gênio, que também iria caracteristicamente afirmar que sua invenção alcançaria eficiências muitos maiores do que qualquer outro tipo de turbina. Infelizmente, e tipicamente para Tesla, sua invenção genial e inovadora encontrou uma série de problemas e limitações. Nunca foi aplicada comercialmente, exceto como uma bomba capaz de lidar melhor com dejetos — seus discos planos conseguem bombear líquidos com materiais sólidos com tolerâncias muito maiores. Como turbina, a idéia ainda encontra limitações nos materiais disponíveis: os discos alcançam rotações tão altas que se distorcem ou mesmo desintegram.
Mas você pode experimentar algo da genialidade do inventor com uma turbina feita com CDs e um tubo de CDs vazio. Confira no vídeo acima: basta separar os CDs (o autor usa ímãs, mas basta colá-los) e então fazer alguns furos no tubo de CDs. A turbina improvisada funciona tão bem, ou mal, que em um dos testes simplesmente se desintegrou. Como as originais. Nenhuma aplicação prática, mas muitos pontos para a idéia de usar CDs velhos como algo além de protetores de mesa.

Discussão - 5 comentários

  1. Paulo disse:

    Os magnetos não são simplesmente para separar os cd´s mas gerar energia com bobinas apontados para eles. Esse seria o uso da turbina tesla desse video, gerar energia elétrica.

  2. Cássio Lopes disse:

    Até hoje não encontraram uma utilidade para esta genialidade, mas está chegando o momento em que poderá ser utilizada. Imagine um veículo elétrico urbano alimentado por um sistema de supercapacitores e baterias, e movido por ar comprimido. Ficaria muito mais fácil para ‘recarregar’ o VE, não acha?
    OBS: tudo isso é apenas suposição, viagem. Entre no meu blog para discutirmos outras viagens tecnológicas :p
    Abraço

  3. Jefferson disse:

    O vídeo não mostra a criança funcionando…. fiquei curioso.

  4. Wagner disse:

    Na minha opinião, a turbina de Testla é uma invenção realmente genial. Se ainda não possui uma aplicação dígna, com certeza é porque ainda nenhuma grande empresa reconhece sua funcionabilidade. Valeu!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM