Novo vídeo da Terra vista da Lua

Não perca o vídeo do nascer e pôr da Terra como vistos pela sonda japonesa Kaguya, na órbita da Lua, em 18 de outubro passado. Capturadas a 380.000km de distância de nosso planeta — e a 100km da superfície de nosso satélite natural — as imagens originais são as primeiras em alta definição. O que, infelizmente, não é o que vemos no clipe do Youtube acima.
Para ter uma idéia melhor do que a NHK — o canal de TV estatal japonês — ainda irá transmitir aos telesctadores nipônicos com TV digital em alta definição, clique na imagem abaixo para ver apenas 1 (um) quadro de 1920×1080 pixels. E imagine dezenas de quadros com essa qualidade por segundo, enquanto a Terra nasce ou se põe na Lua:

Veja mais no press release da JAXA.
Um astronauta Apollo já havia comentado como, da Lua, basta estender o polegar para cobrir todo o nosso planeta. E como dizia Sagan sobre nosso Pálido Ponto Azul:

“É ali. É a nossa casa. Somos nós. Nesse ponto, todos aqueles que amamos, todos os que conhecemos de quem ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas.
Toda a nossa mistura de alegria e sofrimento, todas as inúmeras religiões, ideologias e doutrinas econômicas, todos os caçadores e saqueadores, heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e camponeses, jovens casais apaixonados, pais e mães, todas as crianças, todos os inventores e exploradores, professores de moral, políticos corruptos, “superastros”, “líderes supremos”, todos os santos e pecadores da história de nossa espécie, ali – num grão de poeira suspenso num raio de sol.
A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pensem nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que, na glória do triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração deste ponto. Pensem nas crueldades infinitas cometidas pelos habitantes mal distinguíveis de algum outro canto em seus freqüentes conflitos, em sua ânsia de recíproca destruição, em seus ódios ardentes.
Nossas atitudes, nossa pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no universo, tudo é posto em dúvida por este ponto de luz pálida. O nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade, no meio de toda essa imensidão, não há nenhum indício de que, de algum outro mundo, virá socorro que nos salve de nós mesmos.
A Terra é, até agora, o único mundo conhecido que abriga a vida. Não há nenhum outro lugar, ao menos em futuro próximo, para onde nossa espécie possa migrar. Visitar, sim. Estabelecer-se, ainda não. Goste-se ou não, no momento a Terra é o nosso posto.
Tem-se dito que Astronomia é uma experiência que forma o caráter e ensina humildade.
Talvez não exista melhor comprovação das loucuras da vaidade humana do que esta distante imagem de nosso mundo minúsculo. “Para mim, ela sublinha a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente uns com os outros e de preservarmos e amarmos o pálido ponto azul, o único lar que conhecemos.”

Da Lua, a Terra parece bem menor, mas ainda é um astro. Contudo, ironicamente, coberta por um simples polegar já permite compreender algo da humildade de que o astrônomo falava.

Discussão - 10 comentários

  1. Rubsom disse:

    é muito legal esta montagem 3d mas quando será mesmo hem que o homem irá a lua para filmar nosso planeta de lá de cima porque aquela mentira de 1969 não nos deixou satisfeito

  2. Rafael Sousa disse:

    Muitas vezes o ser humano chega a não acreditar em si mesmo,por causa de nada menos que..."como pensa".
    Hoje as tecnologias mudaram, e cada dia que passa o mundo vai criando novos enventos, e tudo mais...então porque não acreditar por mais que seje mentira,eu não mais vamos tentar acreditar no que pareçe realista!!!
    hoje eu vejo a terra mudando muito de opinião, mais será que essa gente pensa que a terra é "Quadrada"...rsrsrsr...pois é eu acho que sim muitos veêm os desenhos as imagens e tudo aaoseu redor, mais mesmo assim não acreditam.
    mais seja o que for essa é a nossa terra, o nosso planeta, o ligar onde vivemos...então é só isso e Bye...!!!

  3. Raphael disse:

    Achei super engraçado o comentário do Rubsom, que além de não acreditar que o homem foi à Lua, não acredita que este vídeo é real, amigo, este vídeo foi feito por uma sonda não tripulada, já tem sondas até em Marte e outros planetas, então por que você não acredita que o homem não tem a capacidade de mandar uma sonda para a Lua fazer esse vídeo? Acho que as pessoas só acreditariam mesmo se elas próprias fossem.

    • Dorgival disse:

      Pura montagem, no "nascente da Terra, ela está com um diâmetro, no "poente", com outro diâmetro (bem maior), reparem também que no "poente" quando a parte inferior do círculo da terra encontra o horizonte da lua, se derem pausa no vídeo, verão que a terra se sobrepõe a lua, o que não poderia ocorrer (pura montagem).

  4. fatima disse:

    nao sei se e montagem ou nao eu acredito que o homem e capaz de ir a lua e ate alem dela.

  5. Eric Mamade disse:

    hoje a tecnologia mostrou que o homem nunca foi a lua e as fotografias mostradas pela tripulação foi tudo feito no estudio. bandeira na lua a flutuar hehehe, penumbras de lado diferente. nao podemos acreditar em tudo aquilo que nos mostram ou mentem. sempre vale a pena pensar e analisar

  6. gleice disse:

    ai sei lá, bonito é porque tudo no nosso planeta é tudo muito lindo mais difícil é agreditar nessa imagem porque até hoje mesmo, alguns cíentistas dizem que o homem nunca chegou a lua.

  7. Paulo Roberto Pinto de Oliveira disse:

    Tudo é possível num país onde as falcatruas superam tudo o que se propõe para o ser humano. Onde a enganação e a falta de amor ao próximo supera tudo em nome da ganancia. Onde se fabricam as armas que matam os inocentes assim como se fabrica a política suja que interfere nas administrações corruptas mais pobres, desestabilizando governos, promovendo arruaças em tudo o que o dinheiro pode comprar. O que se poderia esperar de um país assim, que é o nº 1 em filmes de ficção, onde simular uma visita à Lua seria tão simples como invadir os espaços aéreos dos outros países e violar toda sua integridade, sempre a procura de explorar o que o mundo tem de melhor. Poluem e se escondem das reuniões, porque o interesse político é grande, fraudam, eliminam os indesejáveis que anteriormente foram preparados por eles.

  8. ROMULO F.FARIAS disse:

    Se o homem foi pra lua ou não isso pouco interessa.Os que não acreditam talvez seja inveja ou ignorância.O homem é um bicho doido que
    habita a Terra e se intitula de racional e detona o próprio lugar que vive.
    Isso é a única verdade absoluta. A imaginação e a ação sempre foi o acelerador da humanidade e a ignorância foi o freio. Que em pleno século XXI faz a gente agir como os aborígenes que desceram das árvores a mihões de anos.O resto é conversa pra boi dormir e enganar os abestados. Vamos acabar com este anti-americanismo barato,só serve pra ficar exaltando os gringos.Vamos fazer a nossa parte. Nós somos um país rico de um povo miserável, ou seja: A própria essência da raça humana está no hemisfério Sul, na América do Sul, no Brasil.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM