A burrice analgésica de Paris Hilton loira


Causou frenesi a notícia sobre o “estudo que indica que foto de Paris Hilton alivia dor de ratos“. Mas ainda que a nota da Ansa ainda tente esclarecer o tema, uma olhada em como o estudo foi divulgado pela Science esclarece melhor o assunto.
A reação dos ratos é a um possível predador, especulam os neurocientistas, porque outros estudos em que ratos conviveram com gatos (de verdade, não apenas em fotos) também provocaram certa analgesia. “Com um predador próximo, passar o tempo lambendo suas feridas pode não ser uma boa idéia”. A escolha de uma foto de Paris Hilton foi mero golpe de marketing por parte dos cientistas — eles poderiam ter usado a foto de qualquer outra pessoa. O impacto em humanos foi bem maior do que em ratos.
Outro estudo relacionado divulgado há pouco é talvez ainda mais polêmico, e relacionado diretamente com a nossa espécie. Em “Blonde like me: When self-construals moderate stereotype priming effects on intellectual performance“, psicólogos descrevem como a exibição de imagens de “loiras burras” influencia negativamente o desempenho intelectual de homens.
Desta vez, a hipótese sugerida tem mesmo algo a ver com loiras, mas não tanto com serem ou não burras de fato, e sim com seu estereótipo. Outros estudos já demonstraram que pessoas reagem de forma inconsciente a estereótipos e preconceitos, como andar e falar mais lentamente com idosos.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM