A tribo iluminada por cristais

Navegando pela Wikipedia, encontrei a curiosa história de que uma tribo pré-colombiana, os Utes, que hoje contam com apenas 10.000 membros, possuía uma tecnologia extraordinária.
O objeto que você vê ao lado seria uma espécie de chocalho feito de couro, mas o surpreendente é que seria preenchido com cristais de quartzo — e quando tudo era chacoalhado, um brilho tênue seria produzido. O fenômeno em si é real, a mecanoluminescência, e cristais de quartzo realmente são propícios ao efeito. E é plausível que algo assim tenha sido criado por tribos antigas, talvez há séculos.
Mas a única fonte a respeito que pude encontrar na internet é a própria Wikipedia, que infelizmente não fornece nenhuma referência segura sobre algo tão curioso, além da imagem do chocalho. Longe de querer promover qualquer preconceito — os maias foram os primeiros a inventar o zero e possuíam um calendário tão ou mais preciso do que o que usamos hoje ver os comentários do Ricardo abaixo — mas a idéia de tribos antigas com chocalhos de quartzo luminescente é algo extraordinário o suficiente para requerir algo além de uma menção na Wikipedia. Alguém?

Discussão - 3 comentários

  1. Ricardo Kossatz disse:

    Apenas uma observação quanto ao zero: os maias não desenvolveram a noção do zero como número, apenas como algarismo, ou seja, eles não efetuavam operações com o zero, apenas usavam um símbolo (algarismo) representando essa quantidade nula. A origem do zero é muito anterior aos maias, uns 3.000 anos antes, e remete ao Vale do Indo onde o zero aparece em réguas graduadas.
    E outra quanto a precisão dos seus calendários: a duração do ano pelo calendário maia é de 365,242129 dias, já a duração do ano pelo gregoriano é de 365,242197. Considerando que o ano astronômico tem 365,242198 dias, temos que o calendário gregoriano é mais preciso que o maia, ainda mais que o ano astronômico tem sua duração reduzida com o passar dos anos (em 2100 será de aproximadamente 365,242184.
    É isso.

  2. Felipe disse:

    Olá.
    Interessante esse post...
    Se eu não me engano, o Calendário Maia é baseado no calendário lunar. Isto daria algo em torno de 345, 50 dias.
    E o algararismo "0" surgiu na India, foi isso que vc quis dizer Ricardo?
    abraços !

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM