Na União Soviética, os discos voadores fazem VOCÊ!!
Clique na imagem acima para assistir ao documentário “Weird Weapons: The Axis” (2006), que apresenta diversas armas conceituais e algumas experimentais no mínimo bizarras. As mais conhecidas são as nazistas: além das armas de vingança, havia idéias e protótipos indo de geradores de tornados a armas acústicas, passando por espelhos espaciais em uma versão moderna da lendária arma de Arquimedes.
Muito menos conhecidas são as japonesas, que incluíram um “raio da morte“: um emissor de microondas. Nazistas ou japonesas, nenhuma delas provou ser prática, a despeito de (ou devido a) toda sua excentricidade. Seu desenvolvimento de fato consumiu preciosos recursos — ao invés de desenvolver o radar, por exemplo, o Império Japonês investiu em vão tentando criar seu “raio da morte”, sem jamais criar algo realmente útil.
Contudo, que os japoneses também tenham perdido tempo com idéias revolucionárias é relevante porque há todo um mito sobre a genialidade bélica nazista que deu margem mesmo a mitos ainda mais descabidos como o dos discos voadores de Hitler. Afinal, quando se vêem tantas novas tecnologias, a única explicação razoável é saudar os seres extraterrestres de Aldebaran.
Poderíamos mencionar as muitas novas tecnologias revolucionárias desenvolvidas também pelos Aliados (também influenciados por ETs?), mas talvez nada seja melhor do que este outro documentário: Secret Russian Aircraft of WWII (History Channel).
Os soviéticos teriam sido os primeiros a criar monoplanos modernos, usados na Guerra Civil Espanhola; em 1933 já haviam projetado aviões com asa em delta movidos a foguetes; desenvolveram o motor a jato de forma independente; e em 1937 chocaram o mundo com o primeiro vôo transpolar voando non-stop de Moscou a Washington. Os americanos não ficaram nada felizes. Mas os soviéticos conseguiram todos estes feitos a despeito de Stálin, que literalmente dizimou boa parte de seus cientistas e técnicos, enviando os que restaram vivos a prisões onde eram obrigados a projetar aviões sob vigilância constante. Não foi mera coincidência que poucos anos depois da morte do ditador, os soviéticos dariam pulos ainda mais gigantes em sua tecnologia aeroespacial, de Sputnik a Gagarin. Na União Soviética, os discos voadores fazem VOCÊ!!
A inventividade humana sempre esteve presente em todas as épocas e lugares, e a história revela que os limites raramente estão na mente de cientistas, e sim na de políticos e ditadores. O que nem sempre é ruim, afinal, estamos falando de armas que nos anos seguintes à Segunda Guerra acabariam por poder aniquilar a vida no planeta milhares de vezes.
Discussão - 0 comentários