“Não entre”, por 10.000 anos


Além do petróleo, e todos os seus problemas, a única fonte de energia efetiva de que dispomos é a nuclear. Com todos os seus problemas, que são realmente gigantescos. Se a queima de combustíveis fósseis libera carbono que pode afetar o clima global, a energia nuclear gerada hoje produz inevitavelmente o lixo nuclear, que permanecerá radioativo e letal por milhares e milhares de anos. A única “solução” prática encontrada e aplicada hoje é enterrar tal lixo para debaixo do tapete em depósitos a centenas de metros de profundidade, na esperança de que não haja vazamentos pelas próximas centenas de gerações. Mas além dos vazamentos por causas naturais, sempre há a questão de como evitar que gerações futuras, talvez tão ou mais estúpidas que nós, tentem liberar todo o lixo radioativo.
É com isto em mente que em 1993 o governo americano encomendou um relatório recomendando medidas para evitar que gerações futuras tentem adentrar tais depósitos de lixo radioativo. Nada de armadilhas mirabolantes como bolas de pedra gigantes de Indiana Jones — a própria radiação já aniquilaria os intrusos, de fato –, as soluções propostas se resumiram a sinais e símbolos universais e claros capazes de ser compreendidos no ano de 12.006, para que nossos eventuais descendentes compreendam que não devem sequer tentar adentrar o depósito. As propostas acabaram quase tão interessantes quanto bolas de pedra gigantes.
Confira excertos do relatório, com ilustrações, em inglês: Expert Judgement on Markers to Deter Inadvertent Human Intrusion into the Waste Isolation Pilot Plant. Uma das sugestões foi a que pode ser vista na ilustração no início deste post; uma paisagem de pontas enormes, sugerindo algo ameaçador e pouco hospitaleiro. Outras idéias incluíram blocos negros gigantes e irregulares, que ficariam escaldantes durante o dia. Todas as idéias sugeridas têm em comum suas dimensões, “gigantescas” segundo os autores do relatório, para que o símbolo e a mensagem perdurem pelos milênios. De fato, eles sugerem que “a construção de tal símbolo deve ser um dos maiores empreendimentos públicos da história“.
Tudo muito impressionante e lembrando ficção científica, mas em 2004 um novo relatório (PDF) foi menos fantasioso e sugeriu formas pouco grandiosas de transmitir mensagens, como placas gravadas com vários idiomas, desenhos e tradutores automatizados. Ainda assim, o depósito de lixo nuclear continua um empreendimento caro e arriscado, e é questionável que nossa mensagem duradoura para o futuro sejam avisos sobre o presente altamente radioativo que enterramos em diversos pontos do planeta.
Uma antítese desse “presente” poderia ser visto nas mensagens douradas das sondas Voyager e Pioneer enviadas ao espaço exterior. Belas mensagens, sem dúvida… até que lembremos que essas sondas também contêm material radioativo, e que só puderam funcionar tão bem graças a tal fonte de energia. Nada é tão simples.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM