Jeitinho americano no Saturn V


Em 1966 a primeira versão do mais potente engenho humano já criado foi completado: era o primeiro foguete Saturno V, designado apenas para testes e demonstrações. Entre eles, estaria incluído o balanço com pés descalços tênis e o puxamento em cabo-de-guerra, mas esta é uma história que a Grande Conspiração Universal tentou encobrir. Felizmente, bravos esforços foram empreendidos, e quarenta anos depois você pode conferir o filme clicando na imagem acima, fornecendo evidências inegáveis do uso de tais métodos alternativos de engenharia.
Seriamente, os experimentos foram feitos para testar na prática como a estrutura reagiria às muitas vibrações e forças externas no mundo real. Surgiu então a idéia de chamar um grupo de técnicos que devidamente tirou os sapatos, deitou e passou a empurrar parte do foguete com os pés. Mas o balanço não foi suficiente, e contaram então com a ajuda de mais um bando de técnicos puxando o topo do foguete com uma corda. Sucesso: mais dados para o teste, que apesar de útil e lendário, se tornaria obscuro pelos anos seguintes, talvez por ter sido feito sem tanto planejamento e porque tenha resultado na queda de parte da estrutura.
A rigor, os mais poderosos engenhos humanos efetivamente usados são armas nucleares — em particular, a bomba czar de 50 megatons — mas na classe de motores e engrenagens, dispositivos mecânicos “convencionais” movidos a reações químicas, os foguetes Saturno V são até hoje os líderes — e algo de que a espécie humana pode se orgulhar. [via TDG]

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM