Um copo em microgravidade

“Na Terra nós contamos com a gravidade para derramar líquidos de dentro de um recipiente aberto. Mas remover o líquido de um recipiente em microgravidade requer bombeá-lo para fora, sugando-o com um canudo, por exemplo. Isso é freqüentemente um processo frustrante, enquanto o fluido se separa em glóbulos por causa da forma com que a pressão interage com a forma da maior parte dos recipientes”, diz a New Scientist, que cita estudos propondo um novo “copo” para tais situações.
Ao invés de contar com a gravidade, o copo espacial conta com a tensão superficial, e é uma hélice aberta, como pode ser conferida na imagem acima. “Quando o líquido é retirado desses recipientes helicoidais, o fluido remanescente se redistribui ao longo do apoio em espiral. Assim, você pode continuar sugando essa fita fina de líquido ao longo da estrutura. Um astronauta poderia sugar uma hélice com uma bebida de uma só vez”.
A solução simples e elegante é o tipo de detalhe delicioso que se espera comumente de ficção científica, mas aqui parece ter surgido primeiro em periódicos científicos. [via NS]

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM