Wikipédia, Amém

A entrada na Wikipédia em português sobre o grupo Brasil para Todos, que tem como bandeira a remoção de crucifixos de órgãos públicos, foi removida por ser um “movimento sem nenhuma relevância“. Ou pelo menos é o que integrantes do grupo informam, porque na Wikipédia não há nenhuma justificativa ou mesmo registro. Se você clicar no registro de eliminação, verá apenas que um admnistrador, Tumnus, a removeu, e a informação “(Apagar: 13×4)“. É o número de votos que teria decidido a remoção, em uma votação não-aberta. A discussão estava aqui e aqui.
Considere mesmo a justificativa para a proposta de eliminação: “movimento sem nenhuma relevância“. Confira a lista de religiosos, juristas, artistas, políticos, acadêmicos e ONGs que apóiam o grupo. Confira a cobertura da imprensa e as representações enviadas a diversos ministérios públicos estaduais. A relevância do movimento é evidente. Infelizmente, a discussão em que se argumentava nesse sentido também parece ter sido apagada. Confira a discussão ainda disponível na área de pedidos a administradores (busque por “Brasil para todos”). Mas ela também parece ter sido encerrada.
Se ainda houver dúvidas sobre a propriedade da eliminação, confira a lista de outras páginas removidas da Wikipédia. E, talvez mais interessante, dê uma olhada na lista de páginas mantidas na Wikipédia, apesar de terem sido indicadas para eliminação por votação.
A participação destacada de administradores católicos na proposta e votação que decideiu a remoção da página sobre um movimento que questiona a constitucionalidade da manutenção de crucifixos em órgãos públicos é, enfim, um péssimo exemplo da versão lusófona da enciclopédia colaborativa. Só nos resta dizer Amém, ainda que sejamos ateus.
Atualização: A discussão e os protestos continuaram, mas os administradores insistem em considerar o movimento “sem relevância” e a se negar a definir um critério objetivo para tal julgamento. E criou-se uma entrada na Wikipedia em ingles sobre a ONG Brasil para Todos.

Discussão - 2 comentários

1. Olá! Como eu já editei alguns artigos na Wikipédia e tenho um pouco de noção de como funciona a política por lá, gostaria de deixar uma sugestão: vá ao Café dos novatos inquirir sobre qual a melhor maneira de criar a página. Se me permite o conselho retórico, evite acusar alguém de estar perseguindo o movimento...
    Eu não creio que haja algum tipo de campanha católica contra a criação da página - provavelmente ela foi apagada por ignorância dos administradores. Ademais, se tivesse avisado antes, eu mesmo teria votado contra a exclusão 🙂
    Lembre-se, assuma a boa fé 😉