Top 10: reações em laboratório

1. Reação oscilante de Briggs-Rauscher

A reação de Briggs-Rauscher é um dos experimentos mais singelos e mais impressionantes que se podem realizar em um laboratório. Denomina-se reação oscilante aquela em que os produtos mudam e voltam para o estado inicial de maneira cíclica. Neste experimento se mesclam três soluções incolores em um béquer e estas atravessam vários ciclos desde incolor a âmbar e de âmbar a azul-escuro. Mais aqui.

2. Sódio e cloro

Para ver a reação que se produz entre estes dois elementos, basta acrescentar uma gota de água. Como verão ao final do vídeo, este é um daqueles experimentos que não convém fazer em casa.

3. Reação de Landolt

A reação clássica que se produz ao mesclar iodo com amido resulta especialmente chamativa. Neste experimento se preparam duas dissoluções e se mesclam quantidades iguais de ambas. Passados uns segundos, a mescla troca instantaneamente de cor. Mais info: 1 e 2

4. Levitação magnética

O efeito Meissner consiste no desaparecimento total do campo magnético no interior de um material supercondutor abaixo de sua temperatura crítica. Desta forma, se acrescentarmos nitrogênio líquido a um material supercondutor, a expulsão do campo magnético possibilita a levitação que se observa no vídeo.

5. Indicadores e gelo seco

O seguinte experimento consiste em acrescentar gelo seco a vários indicadores. No momento do contato, todos as soluções produzem as borbulhas e o vapor característicos, e pouco depois trocam de cor. O experimento é uma forma de demonstrar as mudanças do pH e as neutralizações o efeito do dióxido de carbono. Mais info

6. Superesfriamento

Quando um líquido se encontra em estado metaestável, variações muito pequenas nas condições podem fazer com que, de repente, o líquido troque de estado. Como acontece no vídeo, a água que se encontra na garrafa está a uma temperatura muito baixa mas só se converte o gelo ao ser perturbada e sofrer uma alteração em sua metaestabilidade. Mais info

7. Superaquecimento

Outro exemplo clássico de metaestabilidade é o que acontece quando esquentamos um café no microondas. Muitos terão ouvido a história de alguém que jogou açúcar ao café recém saído do forno e queimou o rosto. Embora a história seja exagerada, o certo é que em estado metaqestável um líquido pode não entrar em ebulição até que encontre os grânulos que lhe permitam ferver. Mais info em CPI

8. Gases pesados

A existência de gases mais pesados que outros torna possível a realização de experimentos tão singelos e maravilhosos como este. Como o gás do interior do recipiente é mais pesado que o ar, o barquinho de papel de alumínio flutua sobre ele.

9. Viscosidade

O Efeito Kaye é uma estranha propriedade dos líquidos complexos como os sabões de mão, xampus e pintura líquida. As condições de viscosidade destes líquidos provocam, ao vertê-los, que o jorro de queda se divida em várias partes e comece um estranho baile. Outros efeitos viscoelásticos são o de Barus e o de Wissenberg. O primeiro provoca que o jorro de saída do líquido seja mais largo que a própria saída do recipiente. O segundo faz que o líquido suba por uma varinha se o girarmos dentro da preparação. Podem ver os três efeitos no seguinte vídeo.

10. Polímero superabsorvente

Este produto, comercializado no EUA como "neve instantânea", é em realidade um polímero superabsorvente criado por cientistas de Califórnia, que se expande até alcançar 100 vezes seu tamanho e gerando uma substância não tóxica parecida com a neve.

[Conteúdo traduzido do blog Fogonazos]

Discussão - 4 comentários

  1. Carlos Hotta disse:

    Absolutamente fantásrico! Nunca a química me pareceu tão atraente...

  2. Carlos Hotta disse:

    Oi, te recomendei no Ueba, deve estar trazendo algum tráfego para vc...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM