Humanos 1 x 0 Skynet

Não foi desta vez que o fim começou. O programa SWORDS de robôs com armas foi retirado de ação sem nunca ir a combate de fato, poucos meses depois de seus primeiros testes.

Segundo a Popular Mechanics, as respostas dos militares para a retirada foram vagas, mas “os robôs nunca abriram fogo quando não deviam”. O problema, contudo, é que “as armas começaram a se mover quando não se pretendia”. Sob o risco de qualquer “incidente”, os testes em combate real no Iraque foram cancelados.

Nenhum humano foi ferido, mas “uma vez que algo realmente ruim aconteça, poderá levar 10 ou 20 anos para tentar de novo”. A primeira morte causada por um robô ocorreu em 1979. Mas entrar no caminho de um robô e ser atingido na cabeça é algo bem diferente de ser alvejado com tiros de uma metralhadora. Disparados por um robô.

Atualização: Como o girino alertou (obrigado!), a Wired esclareceu que a notícia da Popular Mechanics não representava bem o que aconteceu. Antes de mais nada, o programa SWORDS continua no Iraque. Os incidentes em que os robôs se moveram indevidamente ocorreram em 2006, antes da certificação de segurança. E o que realmente aconteceu foi que os robôs nunca entraram em ação como se pretendia, patrulhando ruas, e se anunciou há pouco que não devem entrar tão cedo.

O exército americano hesita em liberar os exter… digo, robôs, para a ação em um problema “como o do ovo e da galinha. As táticas, técnicas e procedimentos para usar robôs armados no solo não foram averiguadas. Mas até que haja um número adequado de SWORDS para treinar, essas questões não podem ser resolvidas”.

Discussão - 1 comentário

  1. Douglas Donin disse:

    Certas idéias militares americanas são tão, mas tão estúpidas, que me espanta como eles conseguem amarrar os próprios coturnos.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM