A Conformidade Elevadorística

Elevadores já inspiraram experimentos mentais fabulosos, mas o vídeo acima é de um inadvertido (e bem divertido) experimento psicológico realizado no melhor estilo Candid Camera, progenitora americana das infames pegadinhas.

Há uma pressão social insuportável para que as pessoas olhem sempre para a mesma direção em um elevador – ou, ao invés, para que não se encare pessoas desconhecidas dentro de uma caixa fechada, mesmo que apenas por um curto período de tempo.

A conformidade social já foi explorada em outros experimentos, como os realizados por Solomon Asch, mas esta psicologia de elevador você pode testar com seus amigos. [via PsyBlog, Neatorama]

Ainda sobre conformidade social, o Weird Universe também havia partilhado este outro vídeo interessante:

É a reprodução de um experimento original de John Darley e Bibb Latané nos anos 1960. Nele, estudantes foram colocados em uma sala de espera para preencher relatórios, quando fumaça começa a invadir o recinto.

Quando estavam sozinhos, eles invariavelmente reagiam e pediam por ajuda. Mas quando estavam acompanhados por outras pessoas, que eram em verdade atores participando do experimento e que fingiam não perceber a fumaça, apenas um dos dez estudantes tomou alguma providência. O resto se conformou à reação dos outros atores e fingiu que nada estava acontecendo.

O experimento da sala cheia de fumaça foi elaborado com referência ao assassinato de Kitty Genovese, que deve se tornar ainda mais famoso em breve com o lançamento do filme Watchmen.

E você, assistiu à novela de hoje?

Discussão - 4 comentários

  1. Sensacional! E depois dizem que nosso comortamento não pode ser modelado pelo ambiente.. 😛

  2. Igor Santos disse:

    Eu sou um que sempre tenta conformar todos ao meu jeito.
    Nunca funciona, mas não é por isso que eu vou parar de tentar...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM