Atingido pelo feixe de um acelerador de partículas

Anatoli-Bugorski Anatoli Bugorski estava verificando uma peça quando inadvertidamente colocou sua cabeça em uma área do acelerador de partículas síncrotron U-70 pela qual o feixe de prótons acelerados passava. Era o fatídico dia 13 de julho de 1978, e com a falha dos dispositivos de segurança, Bugorski contou depois ter visto um flash “mais brilhante que mil sóis” enquanto prótons em velocidade próxima à da luz atravessaram sua cabeça. Mas não sentiu nenhuma dor.
O feixe de prótons atravessou seu crânio pelo lado esquerdo, e logo sua face inchou de maneira irreconhecível. Nos próximos dias a pele começou a descascar, mostrando a trilha que o feixe de partículas havia traçado através de sua face, crânio e cérebro.
Doses centenas de vezes menores de radiação são fatais, e Bugorski foi assim levado a um hospital em Moscou onde os médicos poderiam observar seu inevitável fim. Mas esta era a União Soviética, onde as partículas aceleram VOCÊ!!!
Anatoli Bugorski não só sobreviveu, como completou seu PhD sem apresentar virtualmente nenhum dano à sua capacidade intelectual – salvo a paralisia do lado esquerdo de sua face, incluindo surdez, e convulsões epilépticas ocasionais. Ele se casou e tem um filho, Peter. Foi entrevistado há pouco mais de dez anos em uma nota da revista Wired.
Dado o tamanho relativamente enorme dos prótons – quase 2.000 vezes maiores que os elétrons – eles não se dispersam muito ao atingir o corpo e são assim utilizados em radioterapias. O acidente de Bugorski acabou sendo uma demonstração inadvertida de tal. Embora a radiação fosse elevadíssima, esteve concentrada em um feixe que não se dispersou muito enquanto viajou pelo sua cabeça.
O caso lembra assim uma versão extremamente moderna do clássico de Phineas Gage – embora Bugorski não tenha relatado mudanças de comportamento e personalidade.
flashlightapollo321hjk
Não há como saber ao certo se o brilho que ele relatou ter visto ao ser atingido foi real, isto é, se foi resultado do espalhamento de partículas e radiação resultado do feixe estimulando sua retina, ou se foi apenas imaginado, seja por ter os nervos fritados ou simplesmente em uma reação psicológica.
Mas é curioso notar que outros seres humanos atingidos por feixes de partículas energéticas em maior quantidade também relataram ver flashes. Os astronautas da Apollo 11 foram os primeiros a pisar na Lua, mas também foram os primeiros a relatar clarões de luz periódicos. Investigação ao longo das missões Apollo e até os tripulantes da ISS hoje estabeleceu que tais clarões não são imaginados: no espaço, raios cósmicos atravessando o olho dos astronautas podem estimular a retina diretamente ou através de radiações secundárias.
Parece um palpite razoável que ao sermos atingidos pelo feixe de partículas do LHC, a última coisa que veríamos seria um “brilho de mil sóis”.
[hat tip RicBit]


Bonus track
Ser atingido por um raio de partículas na vida real é um tanto diferente da clássica abertura de “Out of this World”:

Discussão - 12 comentários

  1. Patola disse:

    Só isso?? Perae, isso tá mal contado!!! E quais superpoderes ele ganhou? Todo mundo sabe que sobreviver a um acidente radioativo esquisito te dá superpoderes. Se ele não ganhou a capacidade de ficar verde e imenso, ou lançar teias e pressentir acontecimentos, ou correr a velocidades estonteantes, ou transformar água em vinho e multiplicar peixes, algo está definitivamente fora de lugar! Será que a KGB tá atuando por baixo dos panos e impedindo que ele vaze informações?

  2. Marcus VBP disse:

    ele bem que poderia se tornar um Dr. Manhattan (ou no caso dele, Leningrado):

  3. Skizzo disse:

    Obviamente o governo está ocultando informações.
    Não foi em 1978 que vários UFOs foram avistados na Rússia?
    Brincadeiras a parte... Taí uma nova modalidade de experimentos científicos anti-éticos e malevolentes: experiências em aceleradores de partículas com animais!
    Tá, parei...

  4. Igor Santos disse:

    O melhor jogo mais bizarro já feito!
    Eu já tive vontade de ser atingido por um raio (do tipo elétrico que cai do céu), mas pelo visto um feixezinho de prótons de leve não cairia mal...

  5. Alexandre Machado disse:

    Cara, por favor, coloca a fonte original do teu texto, que provavelmente é esta: http://forgetomori.com/2008/science/hit-by-a-particle-accelerator-beam/ Dê o crédito a quem realmente criou o material, não seja mesquinho.

  6. [...] submetidos a feixes de partículas energéticas em maior quantidade do que o normal. Fontes: Atingido pelo feixe de um acelerador de partículas e The Man Who Stuck His Head Inside a Particle Accelerator « Leila Arab, a filha adoptiva [...]

  7. FABIO disse:

    DAÍ NASCEU THE FLASH KKK, OU ACHAM QUE OS PRODUTORES TIRAM AS IDEIAS DO NADA? OBVIO QUE TEM MUITA COISA POR DEBAIXO DOS PANOS

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM