WETI: o novo SETI

wetilogo3

1) WETI é o novo SETI
Encontrar nosso lugar no Universo tem sido um tema subjacente da exploração científica há mais de 5.000 anos. Grande parte deste empreendimento é descobrir se a vida e inteligência são bens raros ou comuns, um resultado comum da evolução cósmica. Em termos mais populares: Será que somos aberrações da Natureza ou a Galáxia está repleta de criaturas inteligentes, com olhos de inseto e muitos, muitos tentáculos?
Há apenas duas formas de obter uma resposta definitiva para a questão: Podemos ou buscar ativamente no ambiente galáctico e encontrar seres inteligentes; ou tais seres podem conduzir uma busca e nos encontrar. A primeira abordagem já é aplicada por uma grande variedade de projetos em grande escala. A segunda abordagem, por outro lado, tem sido até hoje deixada a amadores, e nunca foi tentada em uma configuração científica rigorosamente controlada.
Naturalmente, este é o objetivo do recentemente fundado Instituto WETI (Wait for Extraterrestrial Intelligence, ou Espera por Inteligência Extraterrestre).

brakeequation2

2) A Equação de Brake, e outras idéias sobre a verdade absoluta
A equação de Drake, formulada inicialmente por Frank Drake em 1960, é amplamente usada como uma ferramenta para quantificar as chances de encontrar vida inteligente em nossa Galáxia. Muito menos famosa, mas significativamente mais sofisticada, é a equação de Brake, desenvolvida nos anos 1970 pelo ciberneticista dinamarquês Michael F. Brake (1903-1984), que também inventou o popular aparato de desaceleração.
Ao introduzir o fator fs, a equação de Brake estabelece limites na eficiência da pesquisa: Para todo fs>1/N, o WETI é mais eficiente que o SETI. A equação de Brake é também muito mais transparente com respeito às incertezas inerentes da tarefa em questão. Finalmente, ao adicionar o termo B, a equação engenhosamente permite a própria não-existência

Mais, em inglês, no sítio oficial: weti-institute.org [via Posthuman Blues]

Discussão - 6 comentários

  1. João Carlos disse:

    Já comecei a não gostar quando, na página “mission”, encontrei este segundo parágrafo:
    «Waiting is a notoriously underappreciated method in our efforts to search for extraterrestrial intelligence. It is cheaper and less stressful than any other type of research. It is also environmentally friendly and does not cause global warming, terrorism or nuclear conflicts.(…)» (o grifo é meu)
    Isso é um “Strawman Argument” da pior qualidade. Se a intenção era fazer uma piada, “the joke is on you”…

  2. Igor Santos disse:

    Eu gostei.
    Contar piada é uma arte-negra e pode se valer de espantalhos e ataques pessoais.
    O que importa é que alguém ria..

  3. Sorete disse:

    Caaaaara! WETI@home!!!

  4. Kentaro Mori disse:

    Bem, que é uma piada é uma certeza.
    Mas eu também não captei muito claramente se a piada era contra ou a favor do SETI. No trecho que traduzi, há certa alfinetada às incertezas da equação de Drake.
    Por outro lado, a alfinetada é válida, e achei a idéia engraçada…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM