Um coração caloroso: nem tão metáforico (também)
Mal blogamos sobre estudos associando sensações de frio com a solidão e de imundície com imoralidade, e um novo trabalho associa o calor com uma visão mais positiva dos outros: um coração mais caloroso.
No experimento conduzido por Lawrence Williams da Universidade do Colorado e John Barg de Yale, incautos voluntários tiveram seu comportamento influenciado pelo simples ato de segurar um copo de café.
Metade dos voluntários seguraram um copo de café frio, e metade quente, o que influenciou como eles avaliaram a personalidade de estranhos. Aqueles que seguraram o café quente deram uma nota média de 4,7; enquanto os que ficaram com as mãos geladas, 4,3.
Pode parecer pouco, mas são resultados significativos e que afetaram apenas avaliações relacionadas ao “calor” da personalidade.
Agora, crianças, apertem as mãos e tomem uma xícara de chocolate quente. [NERS]
Referência
– L. E. Williams, J. A. Bargh (2008). Experiencing Physical Warmth Promotes Interpersonal Warmth Science, 322 (5901), 606-607 DOI: 10.1126/science.1162548
Discussão - 2 comentários
Eu me lembro vagamente de relatos de Vance Packard sobre essas associações meio que sinestésicas (exemplo típico: as praças de alimentação dos Shoppings... pessoas de "barriga vazia" tendem a ser mais "canguinhas"...)
Eu truco esse tipo de experimento. Fora que 0,4 é estatisticamente relevante?