Um coração caloroso: nem tão metáforico (também)

cafequente23hjk

Mal blogamos sobre estudos associando sensações de frio com a solidão e de imundície com imoralidade, e um novo trabalho associa o calor com uma visão mais positiva dos outros: um coração mais caloroso.

No experimento conduzido por Lawrence Williams da Universidade do Colorado e John Barg de Yale, incautos voluntários tiveram seu comportamento influenciado pelo simples ato de segurar um copo de café.

Metade dos voluntários seguraram um copo de café frio, e metade quente, o que influenciou como eles avaliaram a personalidade de estranhos. Aqueles que seguraram o café quente deram uma nota média de 4,7; enquanto os que ficaram com as mãos geladas, 4,3.

Pode parecer pouco, mas são resultados significativos e que afetaram apenas avaliações relacionadas ao “calor” da personalidade.

Agora, crianças, apertem as mãos e tomem uma xícara de chocolate quente. [NERS]

Referência
– L. E. Williams, J. A. Bargh (2008). Experiencing Physical Warmth Promotes Interpersonal Warmth Science, 322 (5901), 606-607 DOI: 10.1126/science.1162548

Discussão - 2 comentários

  1. João Carlos disse:

    Eu me lembro vagamente de relatos de Vance Packard sobre essas associações meio que sinestésicas (exemplo típico: as praças de alimentação dos Shoppings… pessoas de “barriga vazia” tendem a ser mais “canguinhas”…)

  2. Paula disse:

    Eu truco esse tipo de experimento. Fora que 0,4 é estatisticamente relevante?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM