Gato “Fractal”: esquizofrenia artificial?

fractaliuscat4231

Imagem de beleza hipnotizante… e ainda mais impressionante porque é apenas uma fotografia comum de um gato processada com um filtro de imagem. É arte computadorizada, artificial, sem o que os macacos pelados chamam de “alma”.

O filtro é o “Fractalius” para Photoshop, que diz que seus efeitos são “baseados na extração da assim chamada textura fractal oculta de uma imagem”, seja lá o que isso signifique. Modificando seus parâmetros, e dependente da imagem de origem, os resultados podem ser notáveis como o gato acima. O filtro tem resultados especialmente belos com animais de pêlo longo, pelo visto.

FractalLion01Lf

Fico fascinado porque intuitivamente, é como se esse filtro Photoshop processasse a imagem como nosso cérebro a processa. Extrai contornos, mas de forma mais sofisticada que os filtros comuns de imagem. Mas é apenas uma impressão intuitiva. Você pode conferir mais imagens processadas pelo Fractalius aqui, ou no Flickr.

Fato é que o gato processado ficou parecido com os famosos gatos estilizados de Louis Wain:cat

A arte de Wain, e em particular, as diferentes formas com que representou gatos em suas pinturas, é muito citada como um exemplo de como a doença mental teria afetado sua percepção. Ele foi diagnosticado, aliás, como esquizofrênico.

Mas reavaliações de seu caso sugerem que talvez o diagnóstico não tenha sido tão acurado, e principalmente, que a progressão de abstração em suas obras em verdade não é bem estabelecida.

Rodney Dale, biógrafo de Wain, conta que "ele “experimentou com padrões e gatos, e mesmo muito tarde em sua vida ainda produzia imagens convencionais de gatos, talvez dez anos depois de suas produções supostamente ‘posteriores’ que são padrões ao invés de gatos”.

Mais um gato fractalius para comparação:

gatofractalius23hjk

Discussão - 2 comentários

  1. Patola disse:

    Eu iria instalar no GIMP através do PSPI (Photoshop Plug-in) mas aí vi que custa US$ 39.90... Aí não rola.

  2. Gabi disse:

    Que lindo!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM