Lentes adaptáveis para um futuro melhor

A-Zulu-man-wearing-adapti-001A

Um homem Zulu usando óculos. É uma foto cheia de significado, ainda mais quando descobrimos toda a história por trás dela. Porque não são qualquer tipo de óculos, são a invenção do professor de física inglês Joshua Silver: óculos universais que podem corrigir a visão de mais de 90% das pessoas, sejam elas míopes, hipermétropes, com a “vista cansada”… como mágica. Até parecem os óculos de Harry Potter, mas são bem reais.

Seus óculos são universais porque são adaptáveis. As lentes são compostas de uma película flexível, preenchida por um fluido transparente. Adicione mais fluido e a lente incha, ficando mais grossa. E todos sabemos o que lentes “fundo de garrafa” fazem, são mais “fortes”. Ajustando em alguns minutos as lentes, que podem funcionar para corrigir de –6 até +6 graus, os óculos do professor inglês ficam prontos para mudar a vida de até um bilhão de pessoas ao redor do mundo que não enxergam bem mas não têm acesso a oftalmologistas e lentes de grau feitas sob encomenda.

Silver está levando a frente seu sonho de melhorar a visão de milhões, e já produziu 30.000 pares distribuídos em 15 países principalmente da África sub-saariana, onde há apenas um oftalmologista para cada um milhão de pessoas. Seu próximo passo é trabalhar na Índia, onde espera distribuir um milhão de óculos… e chegar a 100 milhões de unidades ao custo de um dólar cada entregues anualmente em todo o mundo.

Confira uma nota sobre seu trabalho no Guardian, em inglês, ou no website de sua iniciativa. Segue também um vídeo abaixo, onde fica clara a simplicidade e beleza da idéia. Que já é concreta:

POR QUE VOCÊ NÃO OLHA PRA MIM? 
Alguns acadêmicos sugerem que o vidro foi um dos muitos elementos que levaram a civilização européia à revolução científica e industrial de que desfrutamos até hoje. Civilizações orientais milenares e sofisticadas não possuíam uma tradição equivalente na manipulação do vidro – no Japão, por exemplo, janelas de vidro nunca fizeram muito sentido por causa dos freqüentes terremotos – preferindo ao invés a cerâmica, que pode fazer bules e pratos adoráveis mas não é muito útil para construir telescópios ou microscópios. Passaram milênios acumulando conhecimento e tradição, mas nada como uma revolução científica, nada como uma olhadela na Pluralidade de Mundos. A ausência do vidro pode ser uma das respostas para tal.

oculosdsank Entre todo o papel essencial que o vidro desempenhou na criação de instrumentação e descobertas subseqüentes, sem as quais o Iluminismo talvez não fosse tão iluminado assim, também destacam como a invenção e disseminação dos óculos permitiu que toda uma força de trabalho pudesse estender seu período produtivo mesmo com a idade mais avançada e os olhos mais “cansados”.

O que é exatamente o que os óculos adaptáveis de Joshua Silver fazem. Permitem que pessoas voltem a enxergar e trabalhar, que crianças possam ler e escrever. Tais óculos parecem muito mais importantes e impactantes que um laptop.

Claro que uma coisa não exclui a outra, mas eu compraria um óculos adaptável para experimentar em casa e patrocinaria dez outros para serem distribuídos. A um dólar cada…

COMO FAZER FOGO COM UMA CAMISINHA
Neste post “sério” pensei sobre se deveria adicionar este adendo, mas caramba, se não puder escrever tudo que penso neste blog, aonde mais lançarei estas baboseiras? Ao ler sobre os óculos de Joshua lembrei de outra coisa além da idéia acadêmica sobre a importância do vidro na civilização ocidental.

É este magnífico vídeo que mostra como fazer fogo com uma camisinha e água:

Não colocaria minha mão no fogo (Ha-ha) sobre se esse vídeo não envolveu algum truque, como usar álcool na palha, mas o princípio, este com certeza é verdadeiro.

É realmente possível fazer fogo usando uma camisinha cheia de água como lente para focalizar raios de sol em um dia particularmente ensolarado, com palha particularmente seca. Os Mythbusters já fizeram o mesmo com gelo ou a parte de baixo de uma lata de refrigerante polida. MacGyver ficaria orgulhoso.

E aqui há um especialista em sobrevivência na selva demonstrando o mesmo com um “balão de água”, que é apenas uma variação da camisinha (mas nunca use uma bexiga para outros fins. Ha-ha).

Imagino se alguém teria tempo suficiente para perder tentando criar um telescópio refrator usando camisinhas como lentes refratoras. Se esticadas bastante, imagino que sejam quase transparentes. Um telescópio feito de camisinhas e água, pode ser uma nova revolução científica.

Ha-ha.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM