O Truque do Polegar que Desaparece
Aqui está um truque inusitado, porque você poderá aplicá-lo em si mesmo. Aliás, ele só será interessante para você mesmo. Levante um braço (qualquer dos braços), estendido acima de sua cabeça, com a palma da mão aberta, de forma que não possa vê-la.
Agora, toque a ponta de seu nariz com o indicador da outra mão. Fique nesta posição cheia de graça por ao redor de cinco segundos. Finalmente, levante lentamente o dedo do nariz e tente tocar o polegar da mão que tem levantada.
Se você não conseguir acertar na primeira vez e tiver que vasculhar o espaço em busca de seu polegar, terá a sensação de que o polegar desapareceu de sua mão.
Parabéns, você acabou de brincar com sua propriocepção, um sentido muito pouco considerado. É a consciência a respeito das posição relativa das partes de nosso corpo. Por exemplo, neste exato momento, mesmo sem olhar, você deve saber onde estão seus pés. Nós só notamos a propriocepção quando ela não funciona muito bem, como neste caso:
Muito mais interessantes são as brincadeiras com a propriocepção envolvendo a ilusão da mão de borracha. Ou, em um estudo muito comentado há alguns meses, quando a propriocepção é manipulada a ponto de sujeitos sentirem-se fora de seu corpo.
E é assim que a cena clássica de ficar de pé, fazer o 4 e tocar a ponta do nariz se relaciona com a consciência e experiências de quase morte. Conte isto para o policial, ele pode achar fascinante. [via Microsiervos]
Discussão - 3 comentários
Conheço uma brincadeira para enganar o cérebro. É difícil explicar em texto.
Estenda as mãos e cruze os punhos, junte as palmas (cruzando os dedos), agora com a mãos juntas vire as mãos em direção ao corpo (até ver todos os dedos). Agora é só pedir para outra pessoa indicar um único dedo que vc deve movimentar sem movimentar os outros.
Em boa parte das vezes o dedo da mão contrária é movido.
Eu sou um que não consegue mover o dedo certo.
Parece que o cérebro perde a noção de qual dedo pertence a qual mão.
Também conheço uma brincadeira para enganar o cérebro. Chama-se religião.
hihihi
divertido.