É o ano de Darwin: pegue a folhinha

eradarwin 

Um calendário não religioso baseado na ciência e na razão”. É o calendário da Era Darwin, disponível em bom português gratuitamente para baixar, imprimir e comemorar.

“Use este calendário para expressar que você acredita em um movimento humanístico e livre-pensador, onde a razão e a investigação científica devem substituir a superstição e a crendice. Ajude a espalhar essa concepção da Era Darwin se você pensa que é hora de cessar os milênios de doutrinação, depressão e violência religiosa”.

Como não concordar? Pegue o seu calendário da Era Darwin.

Discussão - 10 comentários

  1. André disse:

    Acho muito legal divulgar isso, Mori. Só estou preocupado com uma coisa. Não estou vendo menção ao centenário da descoberta da Doença de Chagas, um feito sem precedente na Ciência Brasileira e que alçou o Instituo Oswaldo Cruz no conceito cioentífico internacional, bem como o fato do dr. Carlos Chagas ter sido indicado para o Prêmio Nobel de Medicina.
    Ainda mais que a descoberta não se deu em vias normais, posto que Chagas descobriu primeiramente o vetor e do agente causal, para depois descobrir a doença a eles associados.
    A Ciência Hoje deste mês traz uma matéria a respeito e que merece ser divulgada amplamente da mesma forma.
    Abraços.

  2. André disse:

    Um adendo: a menção que eu me refiro não é referente ao calendário (uma coisa é uma coisa…). Mas, de um modo geral, há pouca divulgação sobre nossos cientistas do presente e do passado e eles merecem destaque igualmente.
    Abraços 2, a missão.

  3. João Carlos disse:

    Com a vantagem de não ser baseado em uma data para lá de duvidosa como “origem”… Mas, olha só!… Os caras da tal “Revolução Francesa” já tentaram mudar o calendário também e não prestou…
    Meio como tentar mudar os nomes das Constelações e Galáxias já consagrados porque foram criados por astrólogos e não astrônomos, com base em figuras imaginárias e fundamentadas em superstições…
    Em suma: falta de coisa mais importante para fazer…

  4. Kentaro Mori disse:

    É verdade, vou sugerir isso ao pessoal. A versão em português é apenas uma tradução do original em inglês, mas… por que não incluir Chagas no original em inglês? Pelo visto eles apreciaram bem a iniciativa dos brasileiros lá do Clube Cético de traduzir, e imagino que possam atender a essa sugestão…!
    Abraço

  5. Kentaro Mori disse:

    Ainda que o calendário não pegue, o que imagino que seja pouco provável que pegue, vale como uma boa iniciativa no mínimo de divulgação de história da ciência e um pouco mais.
    Não sejamos tão pessimistas…

  6. André disse:

    Precisando de ajuda, vc já sabe o meu email. Abração.

  7. Lindomar disse:

    Calendários alternativos não pegam porque a maioria dos sistemas estão adaptados ao corrente (gregoriano).
    Um amigo e eu certa vez conversamos sobre anos, e talvez o mais coerente diante da imprecisão em determinar uma data inicial, seja usar o presente como referencial para datas passadas e furutas.
    Ex: 2010 = ano+1, 2008 = ano-1, 5000 a.C. = ano-7009.
    Os dias também seriam baseados em astronomia, o ano poderia começar no alinhamento terra-sol-centro da via láctea, ou num equinócio. Com as devidas correções, ex: bissexto, etc.

  8. ac/dc disse:

    Esse calendário tem um grave vacilo!!!colocaram uma cruz no ano da morte dos cientistas..lamentável…

  9. André disse:

    A crux marca o lugar. 😀

  10. n disse:

    O link para o calendário está quebrado.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM