Acupuntura: palitos de dente servem
Não se assuste, não é preciso fincar os palitos pele adentro. De fato os palitos nem são necessários, porque a acupuntura realmente não funciona. Mas antes de todos estes detalhes, vejamos como o mais recente estudo a respeito foi noticiado:
“Um estudo que avaliou a eficácia da acupuntura para tratamento de dor nas costas concluiu que ela não consegue ser melhor do que uma forma falsa desse tratamento, na qual as pessoas são submetidas apenas a picadas superficiais em pontos aleatórios do corpo. O trabalho, porém, trouxe uma revelação surpreendente: as duas formas de acupuntura, a verdadeira e a simulada, parecem ser mais eficazes do que o "atendimento usual" que pacientes de lombalgia costumam receber.
[Folha Online: Acupuntura "falsa" supera medicina comum em teste]
Epa. Acupuntura supera medicina comum? Como, se acabamos de dizer que ela não funciona?
Mais tratamento, melhor resultado
Simples, a notícia está errada, a acupuntura não supera a medicina comum. Os pacientes que receberam tratamento com acupuntura também receberam o “atendimento usual” da “medicina comum”, incluindo todos os anti-inflamatórios receitados pelos médicos. A acupuntura foi um tratamento complementar, uma atenção adicional que parte dos pacientes recebeu. E como tal mostraram uma melhora mais rápida de sua dor.
Discussão - 3 comentários
Não é lindo como eles conseguem distorcer as informações?
"ARRÁ! Até pontadas de frio são melhores que a Medicina!"
Idiotas.
Há estudos sérios que indicam a melhora de algumas moléstias com acupuntura de forma superior ao efeito placebo de "simulações" . O zumbido é um ótimo exemplo:
Primeiro artigo
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-
72992007000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Segundo artigo
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-72992006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
No Brasil temos o problema de haver tanto "técnicos" em acupuntura quanto médicos especializados que sabem tanto medicina normal quanto a "tradicional chinesa". Logo,temos uma de falta de fiscalização pra saber quem realmente tem codições de realizar a prática sem furar um pulmão, infectar o paciente, enter outros . Aqui vai um artigo sobre essas complicações: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-42302007000600023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Sou a favor das terapias mil vezes