A dança das estrelas vagantes

Mais conhecidas como planetas. O professor David Colarusso oferece uma simulação da dança do Sol e cinco planetas pelo céu, uma visão clara que permite perceber Mercúrio girando freneticamente ao redor do astro-rei ou os movimentos retrógrados, que motivaram os epiciclos Ptolemaicos (de Homer Simpson?). E há muito, muito mais que pode ser descoberto a partir dessa simulação.

Colarusso promove a ferramenta como um instrumento pedagógico, através do qual você, pai, professor, educador, poderá criar um sistema solar personalizado para que cada aluno acompanhe de um a cinco planetas ao longo de suas trajetórias. “Será que postularão um universo heliocêntrico, ou descobrirão a lei das elipses? Trabalhando com dados hipotéticos do sistema solar, você pode garantir que seus estudantes não tomem nenhum ‘atalho’ para terminar sua lição de casa”, sugere o professor, que ainda explica como solucionar as equações de Kepler.

Com algum esforço, cada aluno poderá dar por si mesmo os gigantescos saltos intelectuais que permitiram descobrir nossa posição no Universo. [via cgr v2.0]

1. Joey Salgado disse:

Cara, as ferramentas que permitem novas descobertas por parte da molecada estão cada vez mais sofisticadas. Que eu lembre de mostrar isso para o meu filho (assim que tiver um, lógico)!
    Inté!

2. Maria Alves disse:

Tal dominio dos jovens por as ferramentas disponiveis no seu dia-a- dia, deixa-me um tam ressabiada, devido o grande interesse dos mesmo pela computador e esquecendo até mesmo do básico "Escrita e Leitura". Mas poder navegar pelos planetas é interessante.

3. Carla Martinelli disse:

As ferramentas estão ai para serem explorada e utilizada por todos os adolescentes se apropriam devido ao novo eles não precisam desconstruir algum conhecimento para se apropriar do novo,assim como as pessoas com mais idade fazem para se aperfeiçoarem com as novas ferramentas tecnológicas.