A dança das estrelas vagantes

Mais conhecidas como planetas. O professor David Colarusso oferece uma simulação da dança do Sol e cinco planetas pelo céu, uma visão clara que permite perceber Mercúrio girando freneticamente ao redor do astro-rei ou os movimentos retrógrados, que motivaram os epiciclos Ptolemaicos (de Homer Simpson?). E há muito, muito mais que pode ser descoberto a partir dessa simulação.

Colarusso promove a ferramenta como um instrumento pedagógico, através do qual você, pai, professor, educador, poderá criar um sistema solar personalizado para que cada aluno acompanhe de um a cinco planetas ao longo de suas trajetórias. “Será que postularão um universo heliocêntrico, ou descobrirão a lei das elipses? Trabalhando com dados hipotéticos do sistema solar, você pode garantir que seus estudantes não tomem nenhum ‘atalho’ para terminar sua lição de casa”, sugere o professor, que ainda explica como solucionar as equações de Kepler.

Com algum esforço, cada aluno poderá dar por si mesmo os gigantescos saltos intelectuais que permitiram descobrir nossa posição no Universo. [via cgr v2.0]

1. Joey Salgado disse:

Cara, as ferramentas que permitem novas descobertas por parte da molecada estão cada vez mais sofisticadas. Que eu lembre de mostrar isso para o meu filho (assim que tiver um, lógico)!
    Inté!

2. Maria Alves disse:

Tal dominio dos jovens por as ferramentas disponiveis no seu dia-a- dia, deixa-me um tam ressabiada, devido o grande interesse dos mesmo pela computador e esquecendo até mesmo do básico “Escrita e Leitura”. Mas poder navegar pelos planetas é interessante.