CeticismoAberto hoje no Programa do Jô

kentaromori_programajo2

Hoje mesmo, com previsão para ir ao ar a partir das 00h40min na Globo, o responsável por CeticismoAberto, Kentaro Mori, o doido que também escreve aqui em 100nexos, é o entrevistado do programa do Jô! Não percam, foram dois blocos onde conversamos sobre discos voadores, abduções, Projeto Filadélfia, círculos ingleses e muito mais!

comandou os assuntos com muita irreverência, e embarcamos no estilo do cético Martin Gardner que comenta como “uma boa gargalhada vale mais que dez mil silogismos” com algumas das mais tresloucadas histórias do insólito. Mas também buscamos alguns comentários mais sérios, e quem desejar análises longas, profundas mas talvez não tão engraçadas, sempre pode acessar o próprio CeticismoAberto.com, o espaço para a análise crítica de ufologia e paranormal sem ofender sua inteligência.

Atualizarei este post com os vídeos da participação assim que forem disponibilizados pela Globo.com e no Youtube. Caso goste da entrevista, não deixe de enviar sua manifestação ao pessoal do programa! Caso não goste, não hesite em me enviar suas críticas, reclamações e xingações.

Atualização: Confira abaixo a entrevista disponível na Globo.com, seguida de links com maiores informações sobre os temas tratados.

A entrevista também está no Youtube, em quatro partes: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

Antes de mais nada, o livro de Carl Sagan indicado é “O Mundo Assombrado pelos Demônios – a ciência vista como uma vela no escuro”.

Os assuntos, em ordem:

OVNIs: Antes de serem Extraterrestres, eram Nazistas, e o extenso dossiê de Kevin McClure sobre o tema em O Mito dos UFOs Nazistas.

Eram os Deuses Astronautas? Há dezenas de artigos com a tagdeuses astronautas” (clique para conferir). Em particular, como mencionado, confira Uma Assinatura na Grande Pirâmide?

Notas sobre a Visão de Ezequiel, complementado por Era a Bruxa Malvada uma Astronauta?

– Dicas sobre como registrar seu avistamento em Investigação OVNI, do pesquisador espanhol Vicente-Juan Ballester Olmos.

– O caso da abdução de Antonio Villas-Boas. O link é uma descrição séria do relato, estamos devendo um texto a respeito em CeticismoAberto. Cláudio Suenaga revisitou o caso recentemente, bem como Martin Kottmeyer, e há vários novos detalhes à história e seu contexto e serem melhor divulgados.

– O livro “A Desconstrução de um Mito”, dos ufólogos Ubirajara Rodrigues e Carlos Reis.

– O caso do implante alienígena no pênis. Outro caso em que ainda ficamos devendo uma cobertura em português em CeticismoAberto, mas o caso é mencionado rapidamente em “O Mundo Assombrado” de Sagan aos mais ansiosos por mais detalhes. O suposto abduzido é Richard Price, e um artigo do mesmo Sagan disponível online, em inglês, também o cita de passagem. O próprio Roger Leir, um podiatra dos mais destacados em explorar supostos implantes extraterrestres, diz que o caso de Price é um dos “mais notáveis”, sem explicar que a análise sugeria ser composto de fibras de algodão.

– A evolução do fenômeno OVNI de acordo com aspectos culturais, de moda, é a própria Hipótese Psicossocial. O historiador mencionado é Rodolpho Gauthier, que desenvolveu sua tese sobre o tema. Parte de seus achados, incluindo o detalhe de “discos voadores” serem promovidos inicialmente no país como com o tamanho de discos de vitrola foram publicados em artigo recente da revista de História da Biblioteca Nacional. Kottmeyer também discorre sobre a metamorfoso constante do fenômeno OVNI em Um Fenômeno Plástico.

– Sobre a exploração irresponsável que supostos “ufólogos” fazem de indivíduos contando fantasias, em nome do sensacionalismo, temos o ensaio de Aaron Sakulich em A Triste História de Jeff. O caso que ele menciona é o do próprio Richard Price, citado anteriormente.

– As sondas anais (ou rectais) são tema comum na literatura ufológica sobre abduções. O próprio Whitley Strieber, famoso autor de Comunhão, diz ter recebido uma sonda e referência ao suposto procedimento foi incluída mesmo na versão em filme de Comunhão de 1989.

– Sobre o Caso Varginha, a referência é o livro “O Caso Varginha”, de Ubirajara Rodrigues. Ao final da obra, Rodrigues deixa claro que embora favoreça a hipótese extraterrestre e que eventos inusitados tenham ocorrido, não pode concluir nada uma vez que toda a evidência disponível são testemunhos. O livro inclui todos os principais relatos, bem como ilustrações feitas pelas testemunhas iniciais, as garotas, do que teriam visto.

Roswell: Avaliando o mito.

– A propósito da origem do termo “disco voador”, Redondamente Errados.

– O filme da Autópsia Alien, Santilli confessa: Autópsia Alien foi uma fraude. Posteriormente também foi lançada a comédia comentada, Autópsia Alien (2006) – O Filme.

O Experimento Filadélfia: História e Mito. E também, Codinome Carlos Allende.

Círculos ingleses. Confira a história dos dois velhinhos, esclarecimentos sobre o panfleto medieval do “demônio ceifador”, como se pode criar tais obras, e a criação do maior círculo em plantação já registrado.

– A primeira foto indicada, o Caso Barra da Tijuca.

– A segunda foto, o OVNI “Nota 10”.

O que é a “Área 51”?

E… isso é tudo, pessoal!

Foi uma enorme variedade de assuntos abordados em meia hora, motivo pelo qual os temas podem ter passado muito rapidamente, mas só temos a agradecer ao Programa do Jô pelo espaço e todo o apoio que compensou um pouco do nervosismo deste que tentou apresentar um pouco do lado crítico a tantos temas.

Recebemos já várias críticas dos que não apreciaram como muitos casos foram motivo de risada, mas como espero que fique claro com a indicação das informações acima, tais casos não foram de forma alguma atípicos, bizarrices selecionadas apenas para chocar. São, pelo contrário, parte destacada da ufologia promovida “muito a sério” pelos que acreditam em tais temas. Que sejam motivo de riso pelo público indica que são mesmo histórias pouco críveis.

Ainda assim, buscou-se também lembrar que há muito de inexplicado no mundo, ainda que o inexplicado não seja necessariamente inexplicável.

Discussão - 4 comentários

  1. Dônovan disse:

    Cara, muito legal (foda) a entrevista. Acabei d ver. Vc podia ter flado (assim, como quem não qr nada) do 100nexos tb.
    Tava mei nervoso... flanu rápido demais, mas foi tudo intelegível e apreciável.
    Parabéns nobre jovem pela conquista.
    Se for aparecer de novo, em qqr lugar, avisa. ^^

  2. Thiago Esdras disse:

    Parabéns Kentaro, pela sua entrevista no Programa do Jô, argumentou muito bem sobre esse assunto. Também sou entusiasta sobre esses assuntos, na verdade sobre qualquer assunto científico. Vc é um cara muito inteligente e que se expressa muito bem, vou me tonar um visitante assíduo do seu site. Mas não consegui acessa-lo no momento. Um abraço!

  3. Érico disse:

    Gostaria muito de assistir, mas no momento estou morando no exterior. Depois confiro no Youtube.
    Abraco.

  4. Daniel disse:

    Show de bola, Kentaro.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM