Serpentes
A sugestão de infinitos anéis entrelaçados, percorridos por três Serpentes, na última gravura do artista holandês M.C. Escher, revisitada em uma animação tridimensional de Cristóbal Vila.
Depois de mergulhar na versão digital, confira como Escher criou originalmente a obra há quatro décadas, gravando em madeira os blocos que imprimiriam o círculo completo em três partes idênticas – cada uma delas com três cores, preto, marrom e verde.
O vídeo do artista criando estas obras desafiando a precisão manual, sempre com a sugestão da perfeição geométrica, é imperdível.
Não por coincidência, o próprio Escher era um admirador da arte abstrata e geométrica que adornava a arquitetura islâmica, tema de outros vídeo de Vila, Isfahan:
Vila talvez seja mais conhecido por um outro vídeo recente sensacional associando a sequência de Fibonacci a formas da natureza.
Discussão - 3 comentários
Pena que a trilha sonora é sempre essas musiquinhas "etéreas"... Podia ser um rock'n'roll do bom, que ia até melhorar o efeito audiovisual, hehe.
Formidável, usei bastante material do Escher na exposição da Semana Nacional de C&T, semana passada para explorar ilusões de óptica e similares. Adoro o trabalho dele.
A arte digital de Cristóbal Vila é mesmo incrível!
E concordo com o Joey! Rock on!