Carta de Isaac Asimov aos futuros leitores de uma nova biblioteca

demotivation.us_Books-That-is-exactly-how-they-work_130580980657

“16 de março de 1971

Caros Meninos e Meninas,

Parabéns pela nova biblioteca, porque não é apenas uma biblioteca. É uma espaçonave que os levará aos mais distantes confins do Universo, uma máquina do tempo que os levará ao passado longínquo e o futuro a perder de vista, um professor que sabe mais do que qualquer ser humano, um amigo que os divertirá e os consolará – e, acima de tudo, um portal para uma vida melhor, mais feliz e mais útil.

Isaac Asimov”

É uma das 97 cartas enviadas por personalidades às crianças na abertura da nova biblioteca de Tory, Michigan, EUA, em 1971 por uma iniciativa de Marguerite Hart, que simplesmente escreveu às figuras famosas pedindo que dirigissem palavras de incentivo aos leitores.

Quatro décadas depois, a mesma biblioteca, como muitas, enfrenta dificuldades e pode ser fechada.

[via BoingBoing, LettersofNote, Demotivatio.us]

Discussão - 4 comentários

  1. Sibele disse:

    Que linda mensagem, Kentaro! Obrigada!
    Quanto às dificuldades que essa e outras bibliotecas americanas estão enfrentando, talvez a história fosse outra se algo do extraordinário montante destinado para fins bélicos por Tio Sam fosse efetivamente empregado nelas. Está tudo aqui: http://econ.st/k7psI8

  2. Kentaro Mori disse:

    Eu é que agradeço a leitura! 🙂

  3. Rafael_RNAm disse:

    Bibliotecas. Qual o futuro delas? Na verdade qual a realidade delas? Quantas pessoas ainda as frequentam? eu mesmo que acho bibliotecas lindas e adoro ler, acho muito pouco práticas. A internet e agora o leitor digital me tiraram totalmente desse ambiente. e mesmo antes do leitor digital já nao usava esse serviço. Adianta manter bibliotecas, digo as pequenas afinal as grandes bibliotecas com raridades e arquivos devem e sempre irão existir? Qual o papel real das pequenas bibliotecas de escolas, de bairro, se não estiverem atraindo as pessoas para a leitura? O papel da biblioteca era dar acesso a informação. Hoje em dia ela tem espaço? Tem utilidade?

  4. Igor Santos disse:

    Eu e meu pai abrimos uma biblioteca em Genipabu, uma vila de pescadores/comerciantes de turismo em 2003. Doamos pessoalmente dezenas de volumes, fizemos uma campanha de doação entre amigos e conhecidos que renderam algumas centenas a mais de livros bem como mesas, cadeiras e um computador, e pagamos o salário de dois funcionários por dois anos.
    Depois disso deixamos a administração por conta da própria comunidade e de um vereador recém-eleito enquanto ainda pagávamos o aluguel do prédio. Não durou dois meses.
    Hoje o prédio está fechado (paramos de pagar o aluguel em 2005), a maioria dos livros sumiu e ninguém quer se responsabilizar por manter a biblioteca aberta.
    A comunidade nunca teve acesso à Internet (o computador foi o primeiro a desaparecer, bem antes de conseguirmos o necessário, à epoca, provedor) nem, pelo visto, interesse em biblioteca, que era totalmente gratuita, com direito a empréstimos de livros e tudo mais.
    O futuro? Que futuro?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM