Programa em Vitória – ES: Praça da Ciência

pracadaciencia

Vim passar o reveillon em Vitória no Espirito Santo e aproveitei para rever um lugar ao qual tinha ido alguns anos atrás. A Praça da Ciência foi uma iniciativa da Secretaria de Educação de Vitória para divulgar a Ciência ao grande público. Para variar a física é a principal ciência trabalhada, tem um modelo em escala real do sistema solar, um relógio solar (Pena que aqui está sem nadinha de sol. Bom, pelo menos assim conseguimos ir a esta praça, se houvesse sol minha mulher certamente teria preferido praia.), alavancas de comprimentos diferentes com um peso na ponta, um joão-bobo para equilibrarmos com o peso do corpo, um gira-gira com pesinhos que se erguiam à medida que acelera-se. Os outros brinquedos estão abaixo.

Balanços com alturas diferentes demonstram o princípio do pêndulo
tirolesa
Há três tirolesas que saem de alturas diferentes, portanto têm energias potenciais e velocidades diferentes
parabolicas
Há duas parabólicas destas. Quando uma pessoa fala perto de uma, o som é enviado até a outra
elevador
As polias reduzem a força para erguer o peso do próprio corpo neste elevador

monitores

E se ficar alguma dúvida há uma equipe de monitores disposta a ajudar

Para quem ficar interessado a praça fica na orla, na Praia do Canto próximo à ponte para a Ilha do Frade. Oficialmente Av. Américo Buaiz, Enseada do Suá. Funciona das 8 às 18h de 3a a domingo e a entrada é gratúita.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.