Manchetes comentadas 23 – Pessoas resgatadas com vida cinco dias após terremoto no Haiti

clip_image002

Um dos sobreviventes resgatados dos escombros de um supermercado em Porto Príncipe

Fonte: www.oglobo.com

Saiu n’O Globo, como em alguns outros jornais, o resgate de mais três sobreviventes em Porto Príncipe mesmo após cinco dias do tremor de terra que devastou o país. As estatísticas apontam que 24 horas após grandes desastres desta natureza a probabilidade de encontrar sobreviventes cai drasticamente e aproxima-se de zero após três dias. Ainda assim as equipes de busca permanecem em atividade porque qualquer vida salva é válida nestes casos e o resgate de corpos também é um objetivo. Mas o que faz com que algumas vítimas permaneçam mais tempo vivas e outras não? Como sobreviver para ser encontrado em um terremoto como o que atingiu o Haiti?

No caso das pessoas resgatadas ontem o principal fator talvez tenha sido a sorte, elas ficaram presas nos escombros de um supermercado. O prédio sob o qual ficaram presos os resgatados não tinha vários andares nem estruturas muito pesadas no alto, era coberto com telhas laminadas, além disso, ali havia alimento e água para as vítimas. Em situações como estas algumas medidas são essenciais: Durante o tremor é importante buscar abrigo em locais mais seguros, quem está a céu aberto deve afastar-se de árvores, linhas de transmissão ou construções; quem está dentro de um prédio deve se abrigar sob o batente de portas ou debaixo de móveis robustos. Da mesma forma que os sobreviventes encontrados, ter acesso a comida, mas principalmente a água é primordial. O corpo humano resiste a mais de uma semana sem comer (o meu deve agüentar bem uns 20 dias na boa, tai, boa desculpa, estou me preparando para uma catástrofe), mas a apenas um dia sem água até que entre em desespero. Outra medida interessante é conseguir desligar encanamentos de gás e a rede elétrica, talvez até a água encanada.

Países como o Japão vivem tão recorrentemente o risco de terremotos que a engenharia das construções e o cotidiano da população são permeados por cuidados que evitam danos maiores quando a catástrofe ocorre. Mas o Haiti, assim como diversos outros países, demonstrou que, apesar de ter reincidência razoável destes eventos devido à sua posição sobre a placa tectônica, não está preparado para um terremoto. Ok, o Haiti não está preparado para quase nada, é uma nação extremamente precária, mas um pouco a mais de informação não custa nada, NE. Para conhecer mais dicas de sobrevivência a terremotos clique aqui.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.