Mary Midgley

Mary Midgley foi uma filósofa britânica que nasceu em 1919, em Londres. Com doze anos de idade, ela começa a estudar na Downe House School, uma escola para meninas inspirada na visão do filósofo John Dewey. Aos 19 anos, ingressa na Universidade de Oxford, que na época passava por uma ampliação do acesso para mulheres, para cursar “Classics”, no Somerville College, curso que envolvia Literatura, Filosofia, História e outros temas vinculados às Humanidades. No Somerville College, Midgley se aproxima de Elizabeth Anscombe, Philippa Foot e Iris Murdoch, aproximação fundamental para o desenvolvimento de suas concepções filosóficas. O grupo passou a ser conhecido como “Quarteto de Oxford” e direcionava críticas à visão positivista do Círculo de Viena, visão influente nos modos de filosofar da época e que possuía adeptos em Oxford e Cambridge. Midgley chegou a fazer parte dos esforços de guerra e, após o fim do conflito, ingressou no Doutorado em Filosofia em Oxford, mas não chegou a concluí-lo. Como nos mostra José Costa Júnior, autor do verbete Midgley: “Mesmo sem a conclusão da pós-graduação, o período do pós-Guerra foi de ricos diálogos sobre filosofia moral com as outras filósofas do Quarteto (Mac Cumhaill & Wiseman, 2022). Além da influência de McKinnon, a proximidade de Elizabeth Anscombe com a filosofia de Ludwig Wittgenstein também influenciou Midgley, Foot e Murdoch, principalmente em relação às considerações sobre o papel da filosofia para a compreensão da vida comum”.

Em meados dos anos sessenta, Midgley se torna professora na Universidade de Newcastle. Em 1973, ela publica um relevante artigo intitulado “The Concept of Beastliness” [“O conceito de bestialidade”], que mais tarde dará origem ao seu primeiro livro, Beast and Man: The roots of human nature [Besta e Homem: As raízes da natureza humana], publicado em 1978. Nesse período, ela se interessa por áreas como a biologia, a psicologia, as ciências comportamentais e a etologia e busca construir diálogos entre filosofia, ciência e religião. Seu trabalho engloba temas relacionados à ciência, literatura, ética, política, história da filosofia, meio ambiente, entre outros, além de uma preocupação com os métodos e as práticas utilizados pela filosofia. Mary Midgley publicou centenas de artigos e dezenas de livros. Nesse interessante verbete, José Costa Júnior retoma os principais temas e escritos da autora.

 

Sobre o autor do verbete: José Costa Júnior é professor de Filosofia no Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Ponte Nova) desde 2014. Doutor em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), Mestre em Filosofia da Literatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011), Bacharel e Licenciado em Filosofia também pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atuou como pesquisador no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021-2022) e no Centro de Estudos Brasileiros da Universidad de Salamanca, na Espanha (2023). Atualmente é Pesquisador Associado ao Projeto “(Women) In Parenthesis”, trabalhando especificamente com a filosofia de Mary Midgley e seus desdobramentos. Possui interesse nos seguintes tópicos: natureza humana e condição humana, simbiose humano-tecnologias, processos de desumanização, desafios da convivialidade brasileira.

 

Quer conhecer o pensamento de Mary Midgley? Então leia o verbete aqui e acesse a entrevista com o autor aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *