Quem somos

Bem vindas à Enciclopédia Mulheres na Filosofia

Bem vindos, todos! 

Com verbetes sobre filósofas e temas feministas escritos por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento, a Enciclopédia Mulheres na Filosofia é um espaço de divulgação científica voltado para o público lusófono. Queremos ser lidas na academia e fora dela: nas escolas, nas praças, por quem se interessar por filosofia escrita por mulheres e teoria feminista.  

Sempre houve mulheres filósofas e sempre houve pensamento sobre mulheres. Se a história e as relações de poder se incumbiram de obliterar esses fatos, é nosso propósito resgatá-los. Com esse intuito, nossa Enciclopédia possui três seções:  

A seção “Filósofas” visa a construção de uma coletânea de verbetes sobre filósofas, suas vidas, teses e argumentos principais, além de sugestões bibliográficas para auxiliar quem queira aprofundar suas leituras e seguir adiante. 

A seção “Temas Feministas” reúne verbetes sobre temas e conceitos fundamentais das reflexões feministas e sobre autoras de matrizes teóricas distintas. O Brasil é um país rico em pesquisa acadêmica e científica sobre gênero — este é um espaço para a sua divulgação.     

Na seção  “Resenhas” trazemos verbetes sobre livros escritos por filósofas brasileiras e estrangeiras, a fim de promover a leitura das obras de mulheres intelectuais. Queremos difundir suas obras e os conceitos abordados nelas. As obras podem ou não ter tradução para o português e servem também de porta de entrada para teorias de filósofas pouco estudadas.

Junte-se a nós!  

Pretendemos estimular pesquisadoras e pesquisadores da filosofia e de outras áreas a elaborar materiais que auxiliem investigações acadêmicas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado; que sirvam de instrumental didático para professoras e professores universitários, de cursos pré-vestibular e do ensino médio; que sejam produtivos, enfim, para profissionais e ativistas de diferentes campos. 

Desejamos também colaborar com a ampliação do diálogo entre a filosofia e outras áreas do conhecimento, nutrindo a ideia de que as mulheres tornam a filosofia mais pertinente e interessante. 

Siga as mulheres!

Conheça aqui nossa equipe.