O assassino desconhecido de Kennedy

Há pouco um novo filme do dia fatídico em Dallas em que a cabeça do homem mais poderoso do mundo simplesmente explodiu foi divulgado, a filmagem de George Jefferies. Mas ela não mostra os instantes brutais do assassinato, para tal, o filme Zapruder, que você confere acima em uma versão estabilizada, continua a referência. E, com a estabilização digital, você pode perceber algo estranho.
Logo após uma placa passar em sua frente, Kennedy é atingido por trás pela primeira bala, e logo levanta seus dois braços. É como se tivesse sido picado no pescoço, em realidade a bala trespassou seu corpo e foi ainda atingir o governador no banco da frente. O presidente, contudo, faz mais alguns movimentos e fica completamente imóvel, como um boneco. Esta outra versão realçada do filme Zapruder, em close (imagens proporcionalmente mais gráficas e fortes) deixa este aspecto bizarro mais evidente. Seria essa evidência de que JFK estava sendo subsituído por um andróide? Ou, como alguns defendem seriamente, o filme Zapruder seria uma montagem?
Há uma explicação inusitada para as reações incomuns de Kennedy. Há alguns anos revelou-se que o aparentemente saudável presidente tinha em verdade problemas graves de saúde, e tomava uma série de remédios — entre eles alguns que justamente lhe conferiam uma aparência bronzeada e jovial. JFK tinha terríveis problemas de coluna, e um de seus maiores segredos era o de que usava uma espécie de espartilho de apoio — não tão diferente de Scarlet O’hara em “E o Vento Levou”, mas repleto de armações de metal. O espartilho limitava seriamente seus movimentos, mas JFK chegou a jogar futebol americano usando um para uma sessão de fotos casuais que o fizeram famoso, sempre mascarando sua péssima condição de saúde.
No dia de seu assassinato, Kennedy usava seu espartilho, como um dos médicos que o socorreu testemunhou. Ironia cruel, se não estivesse usando o espartilho para esconder sua enfermidade, Kennedy provavelmente teria seu corpo jogado à frente depois de ser atingido pela primeira bala, que repetindo, trespassou seu corpo, e não atingiu nenhum órgão vital. Os médicos especularam que Kennedy provavelmente se recuperaria dos ferimentos desta primeira bala. Ele ficaria agonizando nesta posição e se movimentaria com o andar do carro e de sua esposa. Mas, com o espartilho apoiando sua coluna, o presidente permaneceu com seu torso imóvel, facilitando o trabalho de Lee Harvey Oswald que então o atingiria com o tiro na cabeça que o matou instantaneamente.
Fiquei sabendo deste detalhe pouco conhecido, e talvez crucial, na história e no assassinato de JFK no documentário “The World’s Most Photographed“, excelente. Não é nenhum segredo, mas FD Roosevelt era paralítico, e como Kennedy, usava uma série de suportes de metal em público para minimizar sua doença. Curiosamente, Roosevelt e Kennedy estão entre os mais populares presidentes do século passado.

Discussão - 3 comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM