Gandhi propôs judeus lemingues
Vi esta no De Gustibus, que indicou o Instapundit, que cita um comentário muito interessante:
Durante a Segunda Guerra, Gandhi escreveu uma carta ao povo britânico, compelindo-o a se render aos nazistas. Depois, quando a extensão do holocausto foi conhecida, ele criticou os judeus que tentaram escapar ou lutar por suas vidas como fizeram em Varsóvia ou Treblinka. ‘Os judeus deveriam ter se oferecido à faca do açougueiro’, ele disse. ‘Eles devriam ter se jogado no mar de penhascos’. ‘Suicídio coletivo’, ele disse a seu biógrafo, ‘teria sido heróismo’.
Uma busca pela citação no Google revela duas coisas. Uma, o artigo de Fred Thompson citando Ghandi teve certa repercussão, e é agora a fonte mais citada para esta citação de Ghandi. A segunda é que a citação seria verdadeira, ainda que de segunda mão. Esta página cita algo mais completo, e oferece mais alguns argumentos do indiano:
“É muito provável que ‘um Gandhi judeu na Alemanha [nazista], se algum surgisse, funcionaria por talvez cinco minutos até ser prontamente guilhotinado. Mas isto não refuta meu argumento ou abala minha crença na eficácia da não-violência. Posso conceber a necessidade da imolação de centenas, se não milhares, para satisfazer a fome de ditadores… Os sofredores não precisam ver os resultados em vida… O método da violência não dá maior garantia que o da não-violência… Milhões sacrificam-se na guerra sem qualquer garantia de que o mundo será melhor como resultado ou mesmo que o inimigo será derrotado. Mas quem não se opõe veementemente à sugestão de que qualquer pessoa morra deliberadamente em um sacrifício não-violento?”
Não sei exatamente como um sacrifício que envolva o suicídio poderia ser não-violento, mas os argumentos acima, ainda que não sejam realmente convincentes para sua proposta, mostram que Gandhi também não era um alucinado completo. O que também não significa que estivesse correto. Seus pensamentos sobre a bomba atômica são belos, mas é preciso refletir muito sobre se o que Gandhi realmente considera como vitória e verdade seria algo que o resto de nós consideraria vitória e verdade.
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