Brincadeira do copo

Não, não é aquela brincadeira do copo, mas esta envolve fenômenos sobrenaturais verdadeiros! Ou não. No Chongas o pessoal dá várias explicações, e no Youtube você vê várias vídeos explicando o efeito de forma claramente errada. Dica: veja quão branco é o líquido no início, e quão branco ele é no final. Percebeu que o branco “desbotou”? Ou melhor se diluiu? O truque aqui é que os copos já estavam parcialmente cheios de água. Para que você não percebesse isso, usaram copos de vidro que distorcem a imagem e viraram um copo no outro bem rápido. O segredo está em começar com um leite em pó bem carregado (e mais denso), na forma como ele vira um copo em outro, e nos copos que não permitem ver claramente os momentos iniciais em que o líquido se mistura com a água já existente no copo. Mas nada de copos dentro de copos especiais.

Discussão - 2 comentários

  1. Jorge H. Petretski disse:

    Fala Mori!
    Kra, vou discordar de vc. Eu ví o vídeo e minha opinião é que os copos tem sim um compartimento interno, que sim, aí concordamos, já está cheio de água. Claro, se o volume aumenta, já tinha água dentro do copo! No vídeo nota-se, mal, um cilindro no interior dos copos. Quando o sujeito está enchendo os copos ele sempre começa pela borda e só despeja líquido no centro no final. Pra evitar o que pode se ver no enchimento do último copo, quando ele dá uma vacilada e despeja no centro antes do cilindro central estar oculto. Aí dá pra ver que o fluxo de líquido se dispersa pras laterais antes de atingir o nível aparente.
    Abraço. :o)
    Jorge.

  2. Biliskinha disse:

    É isso aí!! concordo com o Jorge, acho que não tem água dentro dos copos,são só cilindros de plástico(ou vidro)transparentes dentro dos mesmos…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM